Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é organela celular?

O que é Biologia?

Compreender o que é uma organela celular é fundamental para o estudo da Citologia, também chamada de Biologia Celular.
PUBLICIDADE

A célula é a unidade funcional e estrutural dos seres vivos e não está presente apenas nos vírus. Vale destacar, no entanto, que, apesar de não possuírem células, os vírus são extremamente dependentes delas, o que demonstra a importância dessa estrutura microscópica.

As células, apesar de pequenas, escondem uma grande quantidade de estruturas, sendo extremamente complexas. No citoplasma, por exemplo, é possível observar uma grande quantidade de pequenos componentes celulares que possuem diferentes funções, as chamadas organelas celulares.

As organelas celulares funcionam como pequenos órgãos no interior das células, garantindo a sobrevivência delas. Essas estruturas variam de uma célula para outra, mas algumas delas são comuns a todos os tipos celulares. Nas células procarióticas, por exemplo, a única organela encontrada é o ribossomo, uma estrutura relacionada com a síntese proteica e que está presente em todos os tipos de célula. Já na célula vegetal, um tipo de célula eucariótica, existem estruturas específicas, como é o caso do vacúolo de suco celular e os cloroplastos.

Exemplos de organelas celulares e suas funções

Como já salientado, uma célula apresenta diversas organelas, algumas exclusivas e outras não. Entre as principais organelas celulares existentes, podemos citar:

  • Centríolo – Relacionado com o processo de divisão celular e formação de cílios e flagelos;

  • Cloroplasto Relacionado com o processo de fotossíntese;

  • Complexo golgiense Relacionado principalmente com o processo de armazenamento de substâncias e secreção celular;

  • Lisossomo Responsável pelo processo de digestão intracelular;

  • Mitocôndria Relacionada com o processo de respiração celular, ou seja, com a produção de energia para a célula;

  • Retículo endoplasmático agranular ou liso – Relacionado com a produção de fosfolipídios, esteroides e ácidos graxos, bem como com a degradação de algumas substâncias tóxicas;

  • Retículo endoplasmático granuloso ou rugoso – Responsável pela produção de algumas proteínas e glicosilação de glicoproteínas;

  • Ribossomos Responsável pela síntese de proteínas;

  • Vacúolo de suco celular – Promove o equilíbrio osmótico e armazena substâncias.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é organela celular?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-organela-celular.htm>. Acesso em 24 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA