Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é mitose?

O que é Biologia?

Compreender o que é mitose ajuda no entendimento da divisão celular, processo importante para o crescimento de organismos multicelulares.
Observe as etapas da mitose, um processo de divisão celular
Observe as etapas da mitose, um processo de divisão celular
PUBLICIDADE

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.

Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esse processo inicia-se após o período de interfase, que compreende o momento entre duas fases de divisão celular.

Interfase

Na fase da interfase, a célula não está se dividindo, entretanto, existe intensa atividade para que seja feita a preparação para o início da divisão celular. Esse período pode ser dividido em três etapas:

  • G1 (G refere-se à palavra gap, que significa intervalo): Em G1, ocorre a transcrição do RNA e a síntese de proteínas, processos que acontecem normalmente na célula. Nesse período, também ocorre o aumento gradativo da célula, que se encontra pequena após o processo de divisão celular.

  • S (S refere-se à palavra síntese, que significa intervalo): Em S, ocorre a replicação (duplicação) do DNA, sendo, portanto, uma etapa importante para garantir a manutenção da quantidade de cromossomos após a divisão celular. Nessa etapa também ocorre a duplicação dos centríolos.

  • G2: a célula certifica-se de que o DNA está replicado e cresce um pouco mais em tamanho. Nessa fase também se reinicia a produção de RNA.

É importante destacar que as células que não iniciarão uma nova divisão entram em uma fase conhecida como G0.

Fases da mitose

Como dito anteriormente, a mitose é um processo que dá origem a duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos observado na célula-mãe. Esse processo é dividido didaticamente em quatro etapas básicas:

  • Prófase: Nessa etapa, que é a mais longa da mitose, observa-se a condensação do DNA que foi duplicado no período da interfase. A membrana que envolve o núcleo desorganiza-se e forma vesículas que ficam no citoplasma até o final da mitose, momento em que o envoltório nuclear é reconstruído. Um par de centríolos migra para cada polo da célula e microtúbulos surgem entre eles, dando início à formação do fuso mitótico. Nessa etapa o nucléolo também se desintegra.

  • Metáfase: Nessa etapa da mitose, os cromossomos migram para o plano equatorial da célula. Cada cromossomo possui duas cromátides, as quais se prendem ao microtúbulo por meio de uma região denominada de cinetocoro. Nessa etapa, os cromossomos atingem seu maior grau de compactação.

  • Anáfase: os cromossomos separam-se, e cada cromátide segue em direção ao polo da célula. Essa migração ocorre em virtude do encurtamento das fibras do fuso.

  • Telófase: ocorre reconstrução dos envoltórios nucleares, descondensação dos cromossomos e a reconstrução do nucléolo.

No final da anáfase até o fim da telófase, observa-se o processo de citocinese. Esse processo consiste na divisão do citoplasma e na formação de duas células-filhas.

ATENÇÃO: Alguns autores consideram ainda uma fase conhecida como prometáfase, fase intermediária que ocorre entre a prófase e a metáfase.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é mitose?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-mitose.htm>. Acesso em 18 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA