Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é escorbuto?

O que é Biologia?

Entender o que é escorbuto ajuda-nos a compreender a grande mortalidade de marinheiros no século 18, além de nos ajudar a prevenir essa doença relacionada com a vitamina C.
PUBLICIDADE

O escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C no organismo. Essa doença, apesar de não ter sua causa conhecida até 1747, foi registrada em 1515 a.C. pelos egípcios. O maior impacto, no entanto, foi com o início das grandes viagens marítimas no século 18, quando marinheiros morriam por ficarem vários períodos no mar alimentando-se basicamente de arroz e peixe, que são pobres em vitamina C. Hoje em dia, no entanto, a doença é relativamente rara.

A vitamina C e o escorbuto

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um importante antioxidante que participa de várias reações no organismo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, deve-se ingerir diariamente de 30 mg a 60 mg de vitamina C. Entretanto, a ingestão de apenas 10 mg da vitamina é suficiente para evitar o escorbuto. Além de proteger contra a doença, a vitamina C previne infecções e ajuda na manutenção da integridade das paredes dos vasos sanguíneos.

Apesar de ser bem conhecido o papel da vitamina C na prevenção do escorbuto, essa relação só foi percebida em 1747 pelo médico escocês James Lind. Esse médico documentou que a ingestão de sucos cítricos poderia ajudar no tratamento do escorbuto. Ele realizou testes e verificou que grupos que ingeriam laranjas e limões diariamente melhoraram rapidamente da doença. Os resultados desses testes foram publicados em 1753 e, a partir de 1795, a Marinha Britânica começou a exigir a ingestão diária de sucos cítricos pelos marinheiros, que eram muito afetados com a doença.

Sintomas do escorbuto e diagnóstico

O escorbuto é uma doença com manifestações hemorrágicas, como sangramento das gengivas e pontos vermelhos na pele em virtude do dano em capilares. Além disso, o paciente apresenta inchaço nas articulações, perda de apetite, dentes abalados e suscetíveis à queda, tonteiras, fadiga, fraqueza, anorexia, alterações na pele e cabelos quebradiços. Se não tratado adequadamente, pode levar o paciente à morte. Em virtude da presença de sintomas inespecíficos e também da raridade da doença, o diagnóstico nem sempre é fácil.

Prevenção e tratamento

O escorbuto é causado pela deficiência de vitamina C, sendo assim, faz-se necessário o consumo de alimentos ricos nessa vitamina. Deve-se, portanto, ter uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes adequados para o funcionamento do corpo. No caso da vitamina C, é importante ingerir alimentos frescos, especialmente frutas cítricas. O tratamento do escorbuto baseia-se apenas na administração de doses adequadas de vitamina C.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é escorbuto?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-escorbuto.htm>. Acesso em 24 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA