Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é cloroplasto?

O que é Biologia?

Compreender o que é cloroplasto e sua estrutura é importante para entender o funcionamento das células vegetais e das algas verdes.
PUBLICIDADE

Os cloroplastos são as organelas celulares em que ocorrem as reações de fotossíntese, que utilizam a energia luminosa para a produção de moléculas orgânicas. Essas importantes estruturas são encontradas nas algas verdes e nas plantas.

O que são plastídios?

Os cloroplastos são organelas que fazem parte de um grupo conhecido como plastídios. Essas organelas são envoltas por duas membranas lipoproteicas e possuem internamente uma rede de membranas complexas. Geralmente os plastídios são classificados de acordo com o tipo de pigmento que apresentam. No caso dos cloroplastos, o pigmento encontrado em maior quantidade é a clorofila, um pigmento verde.

Características gerais do cloroplasto

Os cloroplastos são organelas que apresentam pigmentos importantes, tais como clorofila e carotenoides. A clorofila, um pigmento verde, apresenta-se em maior quantidade e, por isso, mascara o carotenoide, que é um pigmento amarelo. Esse pigmento verde é essencial para a realização da fotossíntese, e o carotenoide é um importante antioxidante. Além de pigmentos, é possível encontrar amido e corpos oleaginosos no interior dessa organela. O amido geralmente é armazenado temporariamente e acumula-se na estrutura quando está ocorrendo fotossíntese.

Em plantas, esses importantes plastídios são encontrados em forma de disco e possuem geralmente entre 3 e 10 micrômetros de diâmetro. Estão presentes em todo o vegetal, mas são mais diferenciados e encontrados nas folhas. Os cloroplastos apresentam a capacidade de reorientar-se na célula à medida que necessitam de captar luz. Entretanto, geralmente, apresentam-se com sua maior superfície posicionada de forma paralela à parede celular.

Ao analisar a estrutura dos cloroplastos, percebemos que eles possuem duas membranas separadas pelo espaço intermembranas e, internamente, um diferenciado sistema de membranas. Essas membranas internas formam estruturas semelhantes a sacos achatados, que recebem o nome de tilacoides e estão dispostos em uma matriz que recebe o nome de estroma. Os tilacoides estão empilhados formando o grana, estrutura semelhante a pilhas de moedas. Cada pilha é chamada de granum. Os tilacoides do grana são interligados pelos chamados tilacoides do estroma. É na membrana dos tilacoides que são encontrados os pigmentos.

Cloroplastos e suas semelhanças com as bactérias

Os cloroplastos são organelas que se assemelham muito às bactérias, o que sugere que a origem dessas estruturas tenha sido por meio de uma relação endossimbiótica, assim como as mitocôndrias. Como semelhanças, podemos citar:

  • Semelhança entre o DNA das bactérias e o DNA dos cloroplastos;

  • Ribossomos pequenos como os das bactérias e diferentes do restante presente na célula eucariótica;

  • Cloroplastos e bactérias reproduzem-se por fissão binária.

Curiosidade: Uma célula do mesofilo foliar (tecido parenquimático localizado entre a epiderme superior e inferior) pode apresentar até 50 cloroplastos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é cloroplasto?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-cloroplasto.htm>. Acesso em 29 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA