Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é clivagem?

O que é Biologia?

Compreender o que é clivagem e as diferentes formas como esse processo ocorre é essencial para entender o início do desenvolvimento embrionário dos animais.
PUBLICIDADE

A clivagem é uma das etapas iniciais do desenvolvimento embrionário. Ela consiste nas primeiras divisões mitóticas, as quais ocorrem sem que aconteça o aumento do volume da célula. Assim sendo, as primeiras divisões mitóticas são atípicas, pois não há a recuperação citoplasmática e, com isso, não há aumento no volume total do embrião.

Clivagem e o desenvolvimento do embrião humano

Após a fecundação, o zigoto segue em direção ao útero. Nesse momento, iniciam-se as clivagens, as quais formam blastômeros (primeiras células resultantes da divisão). Os blastômeros não se dividem todos ao mesmo tempo e, por isso, muitas vezes, há números ímpares de células no embrião.

O embrião com 16 células é chamado de mórula, pois lembra uma amora e chega a esse estágio aproximadamente três dias após a fertilização. Os blastômeros nesse período estão bem compactados. Quando o embrião atinge 32 células, os blastômeros começam a secretar fluidos para dentro do embrião. Esse fluido concentra-se dentro da blastocele, uma cavidade. Nesse momento, chamamos o embrião de blastocisto e é ele que irá imergir no endométrio.

Padrões de clivagem

Como dito, as divisões mitóticas que ocorrem com o embrião no início do desenvolvimento são chamadas de clivagem. Essas divisões apresentam diferentes padrões, os quais se diferenciam, principalmente, de acordo com a distribuição do vitelo. Podemos dizer que, quanto menos vitelo um ovo (zigoto) tem, mais facilmente ocorre a divisão e vice-versa.

A clivagem pode ser de dois tipos: holoblástica ou total e meroblástica ou parcial.

  • Clivagem holoblástica ou total: o zigoto divide-se completamente.

    Igual: O zigoto divide-se e forma blastômeros de mesmo tamanho. É observada em ovos alécitos (com quantidade de vitelo reduzida) e oligolécitos (pequena quantidade de vitelo, que está distribuído de maneira homogênea).

    Desigual: O zigoto divide-se de maneira mais rápida no polo animal que no polo vegetativo, o que leva a um maior número de células nessa região. É observada em ovos mesolécitos (quantidade grande de vitelo, que está distribuído de maneira desigual). No polo vegetativo, há grande quantidade de vitelo; já no polo animal, há menos vitelo.

  • Clivagem meroblástica ou parcial: a clivagem ocorre em apenas uma região do zigoto.

    Discoidal: A divisão ocorre em uma área de disco que não apresenta vitelo. Ocorre em ovos telolécitos (grande quantidade de vitelo, que ocupa quase toda a célula).

    Superficial: A divisão ocorre na periferia do zigoto. Ocorre em ovos centrolécitos (grande quantidade de vitelo na região central do ovo).


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é clivagem?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-clivagem.htm>. Acesso em 29 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA