Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é o ciclo menstrual?

O que é Biologia?

Compreender o que é o ciclo menstrual é fundamental para entender o funcionamento do organismo feminino.
O ciclo menstrual da mulher normalmente dura 28 dias
O ciclo menstrual da mulher normalmente dura 28 dias
PUBLICIDADE

Todas as pessoas sabem que as mulheres, a partir dos 12 a 15 anos, na maioria dos casos, mensalmente apresentam um sangramento denominado de menstruação. Entretanto, poucas pessoas sabem ou compreendem o processo que leva a tal sangramento. Esclareceremos a seguir o que é o ciclo menstrual e os hormônios envolvidos nesse processo.

O que é o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual pode ser definido como um processo fisiológico normal que ocorre de maneira cíclica em mulheres na idade fértil. Esse processo é controlado por hormônios e causa alterações no endométrico, que, durante o processo, prolifera-se e depois é eliminado. Normalmente um ciclo menstrual dura em torno de 28 dias, mas existem mulheres com ciclos menores ou maiores que esse período.

Fases do ciclo menstrual

Durante o ciclo menstrual, o endométrio sofre modificações ocasionadas pela ação dos hormônios estrógeno e progesterona. Apesar de ser um processo contínuo, é possível perceber a presença de três fases: fase menstrual, fase proliferativa e fase secretora.

Observe o esquema simplificado do ciclo menstrual
Observe o esquema simplificado do ciclo menstrual

Fase menstrual: Nesse período, observa-se a chamada menstruação, processo que marca o início do ciclo. Essa fase ocorre apenas se não houver fecundação do ovócito secundário liberado no processo de ovulação. A etapa é marcada pelo fim do funcionamento do corpo lúteo e por uma queda brusca nos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona, o que resulta na destruição da camada funcional do endométrio.

O período de menstruação varia muito de uma mulher para outra, todavia, é comum demorar três dias ou mais. Durante a menstruação, é liberado sangue, em virtude do rompimentos de artérias presentes no local, e fragmentos do endométrio.

Fase proliferativa: Logo após a menstruação, percebe-se que a mucosa uterina encontra-se relativamente reduzida. Apesar do descamamento, é possível perceber a permanência da camada basal, que não se descama e permite a renovação do endométrio perdido.

Na fase proliferativa, que dura em média 10 dias, observa-se a proliferação celular do endométrio, que nessa etapa é reconstituído. As glândulas nessa região também se preparam para o início de sua fase secretora.

Toda a fase proliferativa é estimulada pela liberação de estrógenos, produzidos ativamente por folículos ovarianos, que iniciam seu crescimento no começo dessa etapa do ciclo menstrual. O crescimento desses folículos é estimulado pelo hormônio FSH.

Fase secretora: Essa fase começa logo após o pico de LH, que induz a ovulação e a formação do corpo lúteo. O corpo lúteo é a estrutura responsável pela produção da progesterona, hormônio que estimula ainda mais as células glandulares e as células do endométrio. Nesse ponto do ciclo, o endométrio atinge sua espessura máxima, em decorrência, entre outras razões, das secreções liberadas e do aumento da mucosa. Nesse período é possível perceber que as glândulas se tornam mais tortuosas.

Se nesse período ocorrer a fecundação, inicia-se o desenvolvimento do embrião. Caso a mulher não engravide, inicia-se novamente a fase menstrual, recomeçando o ciclo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é o ciclo menstrual?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-ciclo-menstrual.htm>. Acesso em 20 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA