Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é antibiótico?

O que é Biologia?

Os antibióticos são medicamentos de origem natural ou sintética que inibem o crescimento ou causam a morte de bactérias.
Todo medicamento deve ser usado de acordo com as recomendações médicas
Todo medicamento deve ser usado de acordo com as recomendações médicas
PUBLICIDADE

Os antibióticos podem ser definidos como compostos naturais — quando produzidos por fungos ou bactérias — ou sintéticos capazes de interferir no crescimento bacteriano ou causar a morte desses seres. Quando causam a morte das bactérias, são chamados de bactericidas, mas quando apenas inibem seu crescimento, recebem o nome de bacteriostáticos.

O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina, que teve sua ação conhecida por acaso durante os estudos de Alexander Fleming, em 1928. O pesquisador esqueceu uma cultura de Staphylococcus aureus sobre a mesa e partiu para suas férias. Ao voltar, as placas com a cultura estavam cheias de mofo e ele pôde observar a presença de um halo transparente em volta do fungo. Fleming então relacionou o halo a uma possível lise das bactérias, percebendo, assim, que aquele fungo era capaz de matá-las. O fungo identificado como Penicillium deu o nome ao antibiótico penicilina.

Apesar de ser descoberta em 1928, a penicilina só foi usada em humanos em 1940. Iniciava-se aí uma nova era para a medicina, uma vez que seria possível controlar doenças que muitas vezes levavam várias pessoas à morte, como a tuberculose.

A partir da descoberta da penicilina, diversos outros antibióticos foram descobertos, cada um atuando de uma maneira diferente. Existem antibióticos que atuam inibindo a síntese da parede celular, outros atuam inibindo a síntese proteica e existem ainda aqueles que atuam inibindo a síntese dos ácidos nucleicos das bactérias. É importante frisar que os antibióticos não possuem nenhuma função em doenças causadas por vírus.

O uso de antibióticos é uma ótima forma de combate às doenças causadas por bactérias, no entanto, o uso descontrolado desses medicamentos está ocasionando um grave problema: a resistência bacteriana. Essa resistência diminui os medicamentos eficientes contra uma determinada infecção. Com isso, aumenta-se o tempo de internações e o uso de medicamentos caros e mais fortes.

Em razão da alta taxa de resistência bacteriana e das mortes por doenças infecciosas, é grande a necessidade de testes com novos antibióticos para combater as infecções. É importante também que estudos sejam realizados para que sejam descobertos fármacos que se diferenciem dos atualmente usados e que a população conscientize-se dos riscos de usar medicamentos sem prescrição médica e sem seguir as recomendações desse profissional.

O uso adequado de antibióticos, entretanto, não é problema apenas do paciente. A prescrição de um antibiótico deve ser avaliada cautelosamente pelo médico, uma vez que pode aumentar a resistência bacteriana e até mesmo levar o paciente à morte.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha Dos. "O que é antibiótico?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-antibiotico.htm>. Acesso em 20 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA