Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Governo Federal lança segunda etapa do Pronatec

Com orçamento de R$ 14 bilhões, programa vai oferecer 12 milhões de vagas em cursos técnicos gratuitos.

Em 18/06/2014 12h05 , atualizado em 16/08/2016 15h03

PUBLICIDADE

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, a presidenta Dilma Rousseff lançou a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferece cursos técnicos e profissionalizantes para jovens e adultos. O Pronatec 2.0 oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e 646 cursos profissionalizantes.

A primeira etapa do programa registrou mais de 7,4 milhões de estudantes matriculados. A meta é atingir 8 milhões até o final de 2014, quando será encerrada a primeira etapa. O perfil dos beneficiados mostra que 73% são negros e 69% são jovens. 

A principal novidade do Pronatec 2.0 é a possibilidade de aproveitar o curso profissionalizante como créditos em cursos tecnológicos, que são considerados como ensino superior. A intenção é incentivar o estudante do Pronatec a continuar seus estudos e conseguir um diploma de nível superior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra novidade é a inserção de instituições privadas como ofertantes de cursos. Até a primeira etapa, os cursos eram oferecidos apenas por instituições públicas federais, estaduais e municipais e instituições do Sistema S (Senai, Sesc, Senac, Sesi e Senat). Também foi anunciado o aumento do número de vagas das instituições já participantes.

Gratuidade

Os cursos do Pronatec continuam gratuitos nas instituições públicas e do Sistema S, mas nas instituições particulares eles poderão ser pagos. Por isso, o Governo Federal vai regulamentar o FIES Técnico, que concederá empréstimos a pessoas com ensino médio completo e financiamentos a empresários que queiram investir na capacitação de seus funcionários. 

O Pronatec 2.0 começa em 2015 e terá um orçamento de R$ 14 bilhões. Para mais informações sobre o programa, visite nossa página do Pronatec.

Adriano Lesme

PUBLICIDADE