Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estrangeiros que desejam estudar no Brasil podem se inscrever no PEC-G 2016/2017

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até dia 15 de julho nas missões diplomáticas brasileiras.

Em 12/05/2016 08h58 , atualizado em 08/06/2016 09h05
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2017 do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Podem se inscrever estudantes de países que possuem acordo educacional com o Brasil e que tenham idade mínima de 18 anos e, preferencialmente, até 23 anos, com ensino médio concluído.

Os interessados podem se inscrever até dia 15 de julho na missão diplomática brasileira junto ao seu país. No ato do registro de inscrição, os candidatos devem assinar um Termo de Responsabilidade Financeira, assegurando dispor de um mínimo equivalente a 400 dólares americanos por mês a fim de custear as despesas no Brasil. É preciso apresentar, ainda, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, o Celpe-Bras.

Os candidatos de países que não aplicam o Celpe-Bras, após a Seleção do PEC-G, serão submetidos ao curso de português.

Veja a lista de cursos oferecidos pelo PEC-G

As oportunidades oferecidas pelo programa contemplam países da África, América Latina e Caribe, Ásia e Oceania, conforme listado abaixo. 

África, Ásia e Oceania: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Cabo Verde, Cameroun, China, Côte d’Ivoire, Egito, Gabão, Gana, Líbano, Índia, Marrocos, Mali, Namíbia, Moçambique, Paquistão, Nigéria, República Democrática do Congo, Quênia, São Tomé e Príncipe, República do Congo, Síria, Senegal, Tanzânia, Tailândia, Togo, Timor Leste, Tunísia.

América Latina e Caribe: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Seleção

A classificação dos candiados inscritos tomará por base o histórico escolar. Será levada em consideração a média global do ensino médio igual ou superior a 60%; média global do ensino médio no idioma oficial de seu país (francês, inglês, espanhol ou português) igual ou superior a 60%; e adequação do currículo do ensino médio ao curso de graduação pretendido.

No dia 30 de setembro deve ser divulgado o resultado preliminar da seleção, com prazo para informar desistência até 21 de outubro. O resultado final do PEC-G 2016/2017 deve ser publicado no dia 12 de dezembro.

Os estrangeiros selecionados pelo PEC-G também podem concorrer a uma bolsa no valor de um salário mínimo. O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) visa cooperar para a manutenção dos estudantes durante o curso, já que muitos vêm de países pobres. 

Programa

O PEC-G é um programa do Ministério da Educação (MEC) que, através da Secretaria de Educação Superior (SESu), disponibiliza bolsas de estudos em cursos de graduação para alunos de países em desenvolvimento e que mantêm acordos educacionais com o Brasil.

Outras informações no Edital do PEC-G ou no site MEC.

PUBLICIDADE