Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Edital do Encceja 2018 já pode ser consultado

As inscrições para esta edição estarão abertas entre os dias 16 e 27 de abril.

Em 14/03/2018 10h44 , atualizado em 14/03/2018 14h16
Crédito da Imagem: encceja

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 14 de março, o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 para residentes no Brasil. As inscrições para o Encceja 2018 estarão abertas entre os dias 16 e 27 de abril, pela internet.

Confira o Edital do Encceja 2018

Para se candidatar é necessário ter idade mínima de 15 anos para a certificação no ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. A emancipação legal não altera a idade mínima para a participação no Encceja.

No ato da inscrição, entre outras coisas, será necessário informar um e-mail válido, número do CPF e indicar a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal responsável pela certificação. A inscrição será gratuita.

Reembolso

Caso o estudante se inscreva no Ecceja 2018, não compareça para a realização das provas e quiser participar do exame em 2019, ele deverá justificar sua ausência antes da inscrição. O participante que não explicar sua ausência no prazo previsto não ficará impedido de realizar o exame em 2019, mas terá que reembolsar o governo nos custos da prova. A taxa inicialmente prevista é de R$ 45.

A intenção do MEC é diminuir o índice de faltosos nas provas, que em 2017 foi de mais de 60%. Essa novidade foi anunciada durante entrevista coletiva do ministro da Educação, Mendonça Filho, e da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

O Encceja 2018 será composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada uma, além de uma redação. As provas serão aplicadas no dia 5 de agosto em dois horários: das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. Veja a distribuição das provas: 


Os gabaritos serão divulgados até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Encceja. Já os resultados individuais poderão ser conferidos diretamente na Página do Participante, em data a ser divulgada.

Entenda como funciona o Encceja

A certificação de conclusão do Ensino Fundamental/Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência são emitidos pela instituição certificadora, indicada no ato da inscrição. Até o 2016, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio era concedido a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Aqueles que desejarem podem se inscrever tanto no Encceja quanto no Enem deste ano. Se atingir as notas mínimas nos dois exame, poderá participar do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). O Edital do Enem deve ser publicado dia 21 de março.

Além desta edição, para residentes no Brasil, serão divulgados novos editais para privados de liberdade (PPL) e residentes no exterior. Outros detalhes podem ser conferidos no site do Encceja.

PUBLICIDADE