Topo
pesquisar

Peru de Natal

Natal

PUBLICIDADE

Para o peru

1 peru de 2 1/2 kg aproximadamente
1/4 de toucinho de porco
6 cebolas pequenas
5 dentes de alho sem descascar

Para o caldo

As patas e as asas do peru
Carcaças de frango e de peru
1/2 kg de galinha
1 alho-poró, 2 batatas e 3 cenouras
1/2 garrafa de vinho branco ou vinho de Jerez
1/2 kg de castanhas
1/2 kg de cogumelos
Azeite de oliva, sal e orégano

Para o purê

1 kg de castanhas
leite
50 g de manteiga

Modo de preparo:

Para o caldo: Coloque todos os ingredientes em uma panela com exceção do sal e do vinho e acrescente água até que todos os elementos na panela fiquem cobertos. Quando a água levantar fervura acrescente o vinho na quantidade desejada e o sal. Deixe cozinhar.

Para o peru: Untar todo o peru com o azeite de oliva colocando orégano, 3 pedaços de toucinho e uma cebola inteira dentro dele juntamente com o azeite. Coloque sobre as patas e o peito do peru palitos espetados com o toucinho e então acrescente azeite de oliva numa forma grande de modo que esta fique com o fundo coberto. Coloque o peru sobre o azeite na forma. Ao redor da ave coloque cebolas e alhos e leve ao forno por 2 ou 3 horas a aproximadamente 180º. De tempos em tempos regue o peru com o caldo preparado. Para saber se a ave já está pronta basta espetar um garfo no peito da ave. Se sair do local espetado um caldo rosado, indica que o peru ainda não está pronto. Quando estiver faltando 10 minutos para retirar o peru do forno acrescente as castanhas. Após retirá-lo do forno deixe repousar por 30 minutos. Refogue numa frigideira os cogumelos e o alho picado e após refogá-los coloque próximos às castanhas. Regue com um pouco de molho.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral Da Silva. "Peru de Natal"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/natal/peru-natal.htm>. Acesso em 27 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA