Topo
pesquisar

A Missa do Galo

Natal

PUBLICIDADE

Para celebrar o nascimento de Jesus, a missa do galo foi instituída no século V, rezada à meia noite do dia 24 de dezembro, tendo recebido tal nome por se dizer que na hora da celebração da Eucaristia um galo cantou fortemente anunciando a vinda do Messias.

A igreja católica realiza essa missa desde o ano 330 d.C, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão.

Vaticano – Roma/Itália
Vaticano – Roma/Itália

Segundo o Monsenhor José Roberto Rodrigues Devellard, Coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o nome "Missa do Galo" teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão.

Por isso, nas igrejas mais antigas, podemos ver um galo em seus campanários, para representar a luz Divina.

O galo também caracteriza o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelos pagãos, como forma de agradecer ao Deus-Sol o surgimento do sol após o longo período de inverno.

Além da missa do galo, a missa de páscoa também é realizada à meia-noite, uma vez que ambas trazem o sentido de procurar a luz nas trevas, em meio à escuridão.


Campanário com imagem de um galo

No livro De onde vem as palavras, de Dionísio da Silva, editora A Girafa, a expressão apareceu porque a Missa de Natal termina muito tarde, e “quando as pessoas voltam para casa, os galos já estão cantando”.

Normalmente a missa do Galo é rezada pela própria Santidade, o Papa, no Vaticano, em razão de sua importância para a vida dos católicos e pela quantidade de pessoas que visitam o local nessa época.

Podemos assistir a esse evento todos os anos e ao vivo, pois algumas emissoras de televisão fazem a transmissão diretamente da Itália.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
 

Veja Mais!
A Origem dos Presentes de Natal
Os presentes do menino Jesus e a tradição de hoje

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

BARROS, Jussara De. "A Missa do Galo "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/natal/missa-galo.htm>. Acesso em 04 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA