Topo
pesquisar

Temas de Matemática que você precisa saber para o Enem

Matemática

Vai fazer Enem? Separamos para você os temas de Matemática que você precisa saber para realizar o exame!
Ter foco nos estudos é o primeiro passo para se dar bem no Enem
Ter foco nos estudos é o primeiro passo para se dar bem no Enem
PUBLICIDADE

Reunimos neste artigo alguns dos temas mais recorrentes nas últimas provas de Matemática do Enem com o intuito de facilitar os estudos dos candidatos, direcionando-lhes para os conteúdos com os quais podem conquistar mais pontos.

Em primeiro lugar, você precisa saber que é necessário traçar uma boa rotina de estudos, baseada em alguma estratégia que potencialize seus resultados. Algumas sugestões para isso são dadas no texto Como ter sucesso no vestibular estudando em casa. Sugerimos também que o estudante faça revisões toda semana, baseadas em reler rapidamente o conteúdo já estudado ou refazer alguns exercícios.

De posse de uma boa estratégia de estudo e de determinação para ter disciplina, é bom que o aluno direcione o maior foco de seus estudos para os conteúdos que provavelmente lhe darão mais pontos no Enem.

Para a prova de Matemática, seis desses conteúdos estão listados a seguir:

Equações

O conteúdo equações não é o mais presente na prova, mas quase todos os tipos de cálculos dependem delas. Sugerimos, portanto, que o estudante gaste um bom tempo (re)aprendendo a resolver equações tanto do primeiro grau quanto do segundo. Também é importante resolver exercícios que envolvam equações em situações contextualizadas, os chamados problemas.

Para aprender as técnicas de resolução de equações, leia o texto Introdução à equação do 1º grau.

Já o método para resolução de equações do segundo grau pode ser encontrado no texto Fórmula de Bháskara.

Estatística

Não é todo o conteúdo de estatística que cai com frequência no Enem, mas a análise de dados, especialmente em gráficos e tabelas, é um dos campeões de aparições.

Algumas considerações sobre tabelas podem ser conferidas no texto Agrupamento de dados em intervalos. Já as representações e análises feitas a partir de gráficos estão explicadas no texto Gráficos.

As grandezas proporcionais, por sua vez, culminam nos estudos a respeito de regra de três, que podem ser encontrados nos textos Regra de três simples e Regra de três composta. Essas duas últimas aparecem indiretamente em grande parte dos exercícios propostos na prova.

Geometria plana e espacial

Grande parte da prova de Matemática do Enem é composta por geometria. Os exercícios mais recorrentes envolvem cálculo de área e volume. Contudo, os temas seguintes também aparecem em grande frequência:

1) Semelhança de triângulos

2) Congruência de triângulos

3) Teorema de pitágoras

4) Trigonometria

Análise Combinatória e Probabilidade

Esse conteúdo possui poucas fórmulas, mas é de difícil interpretação. Sugerimos ao aluno que leia o texto Análise combinatória, assim como o texto Probabilidade.

Frações e porcentagem

Não é todo ano que as frações aparecem nas provas, mas é importante saber lidar com elas para calcular porcentagens sem margem de erro. Para tanto, sugerimos a leitura dos textos Adição e Subtração de fração e Fração e Porcentagem.

Funções

As provas do Enem são recheadas de funções. Estas relacionam conjuntos numéricos de uma maneira especial e possuem grande aplicação no dia a dia.

Para uma apresentação ao tema, o estudante pode ler o texto Introdução à Função. Para relacionar álgebra com geometria na construção de gráficos de funções, sugerimos a leitura do texto Como construir o gráfico de uma função?.

Finalmente, para observar alguns problemas cotidianos que envolvem funções em sua resolução, indicamos o texto Matemática na economia.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "Temas de Matemática que você precisa saber para o Enem"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/temas-matematica-que-voce-precisa-saber-para-enem.htm>. Acesso em 23 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA