Topo
pesquisar

Números Opostos

Matemática

PUBLICIDADE

Os números opostos também são denominados simétricos, isto é, números que quando representados na reta numérica possuem a mesma distância da origem. O surgimento dos números opostos estão diretamente ligados a formulação do conjunto dos números inteiros. Nesse conjunto cada número inteiro positivo possui um número inteiro negativo correspondente.
Quando colocados na reta numérica os números inteiros são distribuídos da seguinte forma:




A direita do número zero temos os números positivos e a esquerda os números negativos. Analisando a reta e fixando o numeral zero como a origem, podemos notar que a distância entre um número e seu oposto, com relação a origem é a mesma.







Observe que a distância entre os números 6 e –6 até a origem (zero) é correspondente a 6 unidades. A esse fato damos o nome de valor absoluto ou módulo do número. Por exemplo, o modulo dos números 6 e –6 são representados da seguinte forma:

| 6 | = 6 e | –6 | = 6

Considerando que a distância entre 0 ↔ 6 e 0 ↔ –6 são as mesmas e que o módulo de –6 é o mesmo que o de 6, dizemos que esses números são opostos ou simétricos.

Para determinarmos o oposto ou simétrico de um número qualquer, basta colocarmos o sinal de – (menos), anterior ao número. Observe:

 O oposto do número + 14 é dado por: – (+14) → – 14.

 O oposto do número – 4 é dado por: – (– 4) → + 4.

 O oposto de – 6 é dado por: – (– 6) → + 6.

 O oposto de + 3 é: – (+ 3) → – 3

 O oposto de – 25 é: – (–25) → +25

 O oposto de + 232 é: – (+232) → – 232


Observação: A adição entre dois números opostos é igual a zero.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Conjuntos Numéricos - Matemática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Números Opostos "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/numeros-opostos.htm>. Acesso em 04 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA