Topo
pesquisar

Investindo em Ações

Matemática

Bolsas de Valores: investindo no mercado de ações
Bolsas de Valores: investindo no mercado de ações
PUBLICIDADE

Uma economia centrada no capitalismo gira em torno de investimentos, quanto mais desenvolvida é a economia mais ativo é o mercado de capitais. As bolsas de valores surgem como entidades organizadoras do dinâmico mercado de ações e títulos, oferecendo tranquilidade àqueles que investem seu dinheiro. Esse tipo de negócio fortifica a economia, pois cria opções para que pessoas comuns e empresários apliquem suas reservas financeiras.

O mercado de ações existe em razão da forma de administração de algumas empresas, que abrem seu capital na busca por recursos extras. Abrir o capital significa vender ações na bolsa de valor, quem compra uma ação se torna sócio da empresa e participa dos lucros e dividendos da instituição. Mas como investir em ações?

Existem várias formas de investir em ações e não tem uma quantia mínima para investir, o valor depende do preço do título de cada empresa. As formas de investimento podem ser:

 Individualmente: a pessoa procura uma corretora que irá representá-lo junto à bolsa de valores. Auxiliado pelos membros da corretora, o investidor escolhe as ações da empresa que deseja e comunica ordem de compra diretamente à corretora.

 Clube de investimento: um grupo de pessoas busca assessoria de uma corretora, a qual se responsabiliza pelo auxílio na compra de ações na bolsa de valor. Nesses casos, uma pessoa do grupo é indicada para ser o representante junto à corretora.

 Fundos de Investimento: O investidor adquire cotas num fundo de ações, administrado por uma Corretora de Valores, um Banco ou um Gestor de Recursos independente, autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Acompanhe passo a passo como investir em ações:

1º passo: procurar uma corretora e preencher o cadastro.

2º passo: com a ajuda da corretora, o investidor escolhe a ação que deseja comprar e transmite a ordem de compra para a corretora.


3º passo: a corretora executa a ordem recebida e compra as ações na bolsa.


4º passo: o cliente efetua o pagamento à corretora (os recursos costumam ser previamente depositados).


5º passo: a corretora guarda as ações adquiridas pelo investidor em sua conta de custódia e o investidor passa a ser sócio da empresa.



Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática Financeira - Matemática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marcos Noé Pedro da. "Investindo em Ações "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/investindo-acoes.htm>. Acesso em 23 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA