Topo
pesquisar

Generalidades sobre as equações da reta

Matemática

PUBLICIDADE

A definição da equação fundamental da reta é uma das formas pelas quais podemos equacionar uma reta, mas somente para retas não-verticais, pois é preciso saber o seu coeficiente angular. Para que todas as equações fossem equacionadas, independentemente das suas características e dos elementos pertencentes a ela, foram estipuladas outras formas de representação: forma geral, forma reduzida e forma paramétrica.

Essas formas, além de facilitar a identificação da equação da reta, ajudam também na identificação de alguns elementos específicos das retas, veja:

Forma Geral: A principal função da equação geral da reta é que com ela podemos equacionar qualquer tipo de reta (oblíqua, horizontal ou vertical).

Forma reduzida: A equação reduzida da reta deixa explícito o valor do coeficiente angular e linear de uma reta.

Forma Paramétrica: A equação paramétrica da reta permite que analisemos as variáveis pertencentes a ela, levando em consideração outro parâmetro.

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Geometria Analítica - Matemática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RAMOS, Danielle de Miranda. "Generalidades sobre as equações da reta "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/generalidades-sobre-as-equacoes-reta.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA