Topo
pesquisar

Cálculo Numérico

Matemática

PUBLICIDADE


Podemos dividir a Matemática em duas partes, o cálculo numérico e o cálculo algébrico. O cálculo numérico envolve as operações da adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, envolvendo os números reais. Os cálculos envolvendo frações, também são abordados e explorados de forma complexa.
O calculo algébrico está diretamente ligado às expressões algébricas, envolvendo equações, inequações e sistemas de equações. Nele, todos os fundamentos fixados no cálculo numérico são utilizados.
Algumas situações envolvendo cálculo numérico serão resolvidas, abordando os conteúdos utilizados na demonstração.

Exemplo 1

{35 – [20 – (5 + 3²) : 2] + 40}

Temos uma expressão numérica envolvendo adição, subtração, divisão e potenciação. Nesse caso, vamos resolver primeiramente as potenciações e logo em seguida, devemos eliminar os símbolos na ordem: parênteses, colchete e chave.

{35 – [20 – (5 + 9) : 2] + 40}
{35 – [20 – 14 : 2] + 40}
{35 – [20 – 7] + 40}
{35 – 13 +40} 
62



Exemplo 2

Expressão envolvendo potenciações, multiplicação e uma fração. Resolva as potenciações, as multiplicações e reduza os termos semelhantes.

Exemplo 3




Situação simples envolvendo uma fração que contém no numerador, uma adição de frações e no denominador, uma multiplicação de frações.


Exemplo 4




Fique atento aos expoentes com valor negativo, quando eles aparecem precisamos inverter a base, retirando o sinal negativo do expoente. Feito esse processo, calcule as potências e resolva primeiramente o cálculo da multiplicação.





Exemplo 5




Expressão envolvendo regras de potenciação e conceitos de redução de radicais.

 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Conjuntos Numéricos - Matemática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIGONATTO, Marcelo. "Cálculo Numérico "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/calculo-numerico.htm>. Acesso em 01 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA