Topo
pesquisar

Consumo de combustível de um automóvel

Matemática

O consumo de combustível de um automóvel é uma razão que pode ser calculada pela divisão da distância percorrida e a quantidade de litros usada.
PUBLICIDADE

O consumo médio de combustível de um automóvel é uma razão que divide a distância percorrida pela quantidade de combustível que foi utilizada. As unidades de medida padronizadas para essas grandezas são quilômetros (km), para distância percorrida, e litros (l), para a quantidade de combustível gasto.

Ao calcular o consumo médio de um automóvel, o objetivo é descobrir quantos quilômetros esse veículo é capaz de percorrer utilizando apenas 1 litro de combustível. Conhecendo esse valor, é possível predizer quantos litros serão gastos em uma viagem, por exemplo.

A razão do consumo médio pode ser escrita da seguinte maneira:

CM = S
        v

  • CM = consumo médio;

  • S = distância percorrida em quilômetros;

  • v = quantidade de combustível utilizada em litros.

O que é razão?

Uma razão é uma divisão expressa na forma de fração ou o resultado dela expresso na forma decimal. É muito importante reforçar que a ordem na qual as razões são propostas é tão importante quanto a própria divisão. Observe o exemplo para compreender o motivo: a razão entre os números 2 e 4 é igual a 0,5, pois, na ordem em que foi proposta, essa razão é igual a 2/4 = 0,5. Já a razão entre os números 4 e 2 é igual a 2, pois, nessa ordem, 4/2 = 2.

Dessa maneira, não é possível dividir a quantidade de combustível utilizada em uma viagem pela distância rodada para calcular o consumo médio. Essa razão pode, inclusive, não representar nada. A razão consumo médio deve seguir a ordem descrita anteriormente.

Exemplo

Uma família viajou de carro de Goiânia-GO a Fortaleza-CE e gastou exatos 150 litros de gasolina para isso. Sabendo que a distância entre as duas cidades é de, aproximadamente, 2400 km, responda:

a) Qual foi o consumo médio desse automóvel nessa viagem?

Solução: Lembre-se de que o consumo médio é a razão entre a distância percorrida e a quantidade de combustível utilizada. Dessa maneira, teremos:

CM = S
         v

CM = 2400
        150

CM = 16 km/l

Portanto, podemos afirmar que esse automóvel percorre 16 km com cada litro de gasolina.

b) Quantos litros de gasolina seriam necessários para ir até Bonito-MS, que dista 1150 km de Goiânia-GO aproximadamente?

O consumo médio de um automóvel com 1 litro é também chamado de autonomia do veículo. Sabendo que esse carro tem autonomia de 16 km/l, podemos usar a mesma razão para calcular a quantidade de litros necessária. Observe:

CM = S
         v

16 = 1150
       v

Usando conhecimento sobre equações, ou multiplicando cruzado, ou ainda resolvendo a equação fracionária (diferentes técnicas que podem ser usadas para encontrar o valor de v), temos:

16v = 1150

v = 1150
     16

v = 71,87 l

A quantidade de combustível é aproximadamente 72 litros.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Luiz Paulo Moreira. "Consumo de combustível de um automóvel"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/matematica/calculo-consumo-combustivel-um-automovel.htm>. Acesso em 08 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA