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Simbolismo

Literatura

Surgido na Europa na segunda metade do século XIX, o Simbolismo rejeitava o materialismo e propunha a retomada de elementos da literatura romântica.
Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são considerados os principais poetas do Simbolismo brasileiro
Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são considerados os principais poetas do Simbolismo brasileiro
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O Simbolismo surgiu na Europa na segunda metade do século XIX em resposta ao cientificismo, tendência intelectual de matriz positivista que preconizava a adoção do método científico para a investigação de todas as áreas do saber e da cultura. Em resposta a esse materialismo cientificista, os escritores simbolistas buscaram o resgate de certos valores do Romantismo que foram esquecidos pelo Realismo. De acordo com a proposta simbolista, a arte e a literatura não poderiam ser retratadas apenas sob o ponto de vista da realidade.

No Brasil, as primeiras manifestações simbolistas já eram sentidas desde o final da década de 80 do século XIX. Aqui, o Simbolismo ficou à margem do Parnasianismo (ao contrário do que aconteceu na Europa), o que não impediu que esse importante movimento literário deixasse uma grande contribuição para a história da literatura brasileira. Seu marco introdutório foi registrado em 1893 com a publicação das obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambas de Cruz e Sousa, considerado o maior autor simbolista brasileiro. Além de Cruz e Sousa, destacaram-se Alphonsus de Guimaraens e Pedro Kilkerry.

Cruz e Sousa é considerado o maior poeta do Simbolismo e um dos mais importantes da literatura brasileira
Cruz e Sousa é considerado o maior poeta do Simbolismo e um dos mais importantes da literatura brasileira

Música da morte

A música da Morte, a nebulosa, 
estranha, imensa música sombria, 
passa a tremer pela minh'alma e fria 
gela, fica a tremer, maravilhosa ... 
Onda nervosa e atroz, onda nervosa, 
letes sinistro e torvo da agonia, 
recresce a lancinante sinfonia 
sobe, numa volúpia dolorosa ... 

Sobe, recresce, tumultuando e amarga, 
tremenda, absurda, imponderada e larga, 
de pavores e trevas alucina ... 

E alucinando e em trevas delirando, 
como um ópio letal, vertiginando, 
os meus nervos, letárgica, fascina ...

Cruz e Sousa

Estão, entre as principais características da linguagem simbolista:

● Subjetivismo;

● Linguagem vaga, fluida, que preza pela sugestão;

● Cultivo de formas fixas para o poema, especialmente do soneto;

● Antimaterialismo;

● Misticismo, religiosidade;

● Pessimismo, dor de existir;

● Retomada de elementos do Romantismo;

● Abundância de metáforas e figuras sonoras;

● Interesse pelas zonas profundas da mente humana e pela loucura.

Para que você conheça um pouco mais sobre o Simbolismo brasileiro e as inovações por ele propostas em relação ao plano temático e ao plano formal do poema, o Brasil Escola preparou uma seção sobre a literatura simbolista, suas principais características e principais escritores. Conheça a história do movimento literário que, embora tenha ficado à sombra do Parnasianismo, abriu caminhos para uma nova literatura e influenciou, com suas tendências irracionalistas, o Modernismo. Não deixe de conferir os textos específicos sobre o tema dispostos logo mais abaixo!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Listagem de Artigos

artigos Simbolismo
Questão 1

(ENEM – 2010)

Cárcere das almas

Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as portas do Mistério?!

(CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.)

Os elementos formais e temáticos relacionados com o contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são:

a) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.

b) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.

c) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais.

d) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.

e) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.

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