Topo
pesquisar

Romance Policial

Literatura

Popular no mundo, o Romance Policial foi defendido por escritores como Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie. No Brasil, Rubem Fonseca é um grande expoente.
Com uma estrutura narrativa permeada por elementos envoltos em mistério, o Romance Policial vem conquistando milhares de leitores em todo o mundo
Com uma estrutura narrativa permeada por elementos envoltos em mistério, o Romance Policial vem conquistando milhares de leitores em todo o mundo
PUBLICIDADE

“(...) Esta manhã, cerca das três horas, os moradores do bairro de São Roque foram despertados do sono por sucessivos gritos aterrorizadores, provindos, ao que parecia, do quarto andar duma casa da Rua Morgue, da qual eram únicos inquilinos uma tal Sra. L’Espanaye e sua filha, a Srta. Camila L’Espanaye. Depois de certa demora, ocasionada pela infrutífera tentativa de penetrar na casa pela maneira habitual, foi a porta arrombada com um pé-de-cabra, oito ou dez vizinhos entraram, em companhia de dois gendarmes. A esse tempo, já haviam cessado os gritos, mas, ao subir o grupo o primeiro lanço de escada, ouviram-se duas ou mais vozes, ásperas, em colérica disputa, quais pareciam provir da parte mais alta da casa. Alcançado o segundo andar, também esses sons cessaram e tudo ficou em completo silêncio (...)”.

O trecho que você leu agora é de autoria de Edgar Allan Poe e foi extraído do conto Assassinatos da Rua Morgue. Sua publicação deu início a um novo estilo literário, mundialmente conhecido e de forte apelo popular chamado Romance Policial. O ano era 1841, e a partir de então os enredos envoltos em mistérios de crimes quase insolúveis ganharam adeptos e admiradores, que consomem vorazmente esse gênero literário.

Duramente criticado e considerado por muitos estudiosos um produto subliterário, o Romance Policial apresenta uma estrutura narrativa permeada por alguns elementos peculiares, como a presença de um crime, sua investigação, geralmente conduzida por um detetive, e a revelação catártica do criminoso. Mestres do gênero, Edgar Allan Poe, Agatha Christie e Arthur Conan Doyle criaram personagens famosos, esse último o detetive Sherlock Holmes, que povoa o imaginário coletivo de maneira contundente. Ainda hoje, milhares de exemplares de livros desses autores são vendidos em todo o mundo, provando a popularidade do gênero policial.

Edgar Allan Poe inaugurou o gênero policial, cujo legado foi perpetuado por escritores como Arthur Conan Doyle e Agatha Christie *
Edgar Allan Poe inaugurou o gênero policial, cujo legado foi perpetuado por escritores como Arthur Conan Doyle e Agatha Christie *

No Brasil, apesar de não termos uma tradição literária quando o assunto é Romance Policial, a primeira publicação do gênero foi feita no jornal A Folha, de 1920, que trouxe para os leitores aquele que é considerado o primeiro romance policial brasileiro: O Mistério. Escrito por Coelho Neto, Afrânio Peixoto, Medeiros e Albuquerque e Viriato Corrêa, inaugurou o estilo que posteriormente seria defendido por autores como Rubem Fonseca, Marçal Aquino, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Joaquim Nogueira, Tony Bellotto, Luis Fernando Veríssimo, Flávio Carneiro, Patrícia Melo, Jô Soares, entre outros nomes que atualmente divulgam e fazem do Romance Policial um estilo cada vez mais respeitado. Embora muitos acreditem que escrever uma boa narrativa de suspense que ao mesmo tempo preserve elementos essenciais para a construção de uma boa trama seja tarefa árdua, obras-primas da literatura nacional, como o livro A grande arte, de Rubem Fonseca, são a prova de que é possível fazer literatura de mistério com qualidade literária.

Prove você mesmo da ficção policial e certifique-se de que é possível aliar literatura ao entretenimento. Confira uma lista de cinco livros do gênero Romance Policial e mergulhe nos mistérios da boa literatura. Boa leitura!

Cinco dicas de Romances Policiais dos mais importantes autores do gênero no mundo e no Brasil **
Cinco dicas de Romances Policiais dos mais importantes autores do gênero no mundo e no Brasil **

  1. Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe;

  2. A grande arte – Rubem Fonseca;

  3. O cão dos Baskervilles – Arthur Conan Doyle;

  4. Assassinatos na Rua Morgue – Edgar Allan Poe,

  5. A mão misteriosa – Agatha Christie.

* A imagem foi criada a partir de registros do site Wikimedia Commons.
* * A imagem foi criada a partir de capas dos livros dos autores citados.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Romance Policial"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/romance-policial.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA