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Características do Romantismo

As características do Romantismo são aspectos associados aos valores burgueses e aos ideais de liberdade que prevaleceram na Europa do século XIX.

Primeira impressão de “Os sofrimentos do jovem Werther”, que evidencia algumas das principais características do Romantismo.
Primeira impressão do romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Goethe, considerado a primeira obra romântica publicada. [1]
Crédito da Imagem: https://commons.wikimedia.org
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 As características do Romantismo são aspectos associados aos valores burgueses e aos ideais de liberdade que prevaleceram na Europa do século XIX. Assim, a literatura romântica apresenta idealização, temática amorosa e caráter nacionalista. Em Portugal, conta com autores como Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco.

No Brasil, os principais autores da poesia romântica são Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves. A prosa romântica brasileira tem José de Alencar como seu principal representante. Nas artes, a pintura romântica apresenta emotividade e cores fortes, enquanto a música valoriza a emoção e a harmonia.

Leia também: Romantismo — detalhes sobre o estilo de época marcado pelo sentimentalismo e pela idealização amorosa

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as características do Romantismo

  • As características do Romantismo são aspectos associados aos valores burgueses e aos ideais de liberdade que prevaleceram na Europa do século XIX.
  • O Romantismo é um estilo de época que valoriza a subjetividade, a idealização e os ideais burgueses.
  • Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco e Júlio Dinis são os principais nomes do Romantismo português.
  • No Brasil, o Romantismo conta com autores como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar.
  • O inglês William Turner é o mais famoso pintor do Romantismo europeu.
  • Chopin, Wagner e Verdi são importantes artistas da música romântica mundial.

Quais são as principais características do Romantismo?

Principais características do Romantismo na literatura

A literatura romântica, de maneira geral, possui as seguintes características:

  • caráter subjetivo;
  • sentimentalismo;
  • adjetivação abundante;
  • uso intenso de exclamações;
  • visão nacionalista;
  • enaltecimento da liberdade;
  • idealização da realidade;
  • sofrimento amoroso;
  • aspecto bucólico;
  • teocentrismo;
  • fuga da realidade;
  • valorização dos ideais burgueses.

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Características do Romantismo em Portugal

A primeira fase do Romantismo português (1825-1840) apresenta caráter nacionalista e conta com os seguintes autores e obras:

  • Camões (1825), de Almeida Garrett (1799-1854).

  • Eurico, o presbítero (1844), de Alexandre Herculano (1810-1877).

A segunda fase do Romantismo português (1840-1860) é ultrarromântica, marcada pelo excesso de emoção, tom melancólico e visão pessimista da realidade. Estes são seus principais autores e obras:

  • Poesias (1856), de Soares de Passos (1826-1860).

  • Amor de perdição (1862), de Camilo Castelo Branco (1825-1890).

A terceira fase do Romantismo português (1860-1870) é pré-realista, apresenta crítica social e, portanto, menos idealização da realidade. Seus principais autores e obras são:

  • Odes modernas (1865), de Antero de Quental (1842-1891).

  • As pupilas do senhor reitor (1867), de Júlio Dinis (1839-1871).

Para saber mais detalhes sobre o Romantismo em Portugal, clique aqui.

Características do Romantismo no Brasil

Capa do livro “Iracema”, de José de Alencar, obra que evidencia algumas características do Romantismo no Brasil.
Capa do livro Iracema, de José de Alencar, publicado pela editora Moderna, uma das principais obras do Romantismo no Brasil. [2]

A primeira geração da poesia romântica brasileira (1836-1853) apresenta caráter nacionalista e indianista. Ela conta com os seguintes nomes:

  • Gonçalves de Magalhães (1811-1882), autor de Suspiros poéticos e saudades (1836).
  • Gonçalves Dias (1823-1864), autor de Os timbiras (1857).

A segunda geração da poesia romântica brasileira (1853-1870) é ultrarromântica, excessivamente sentimental e pessimista. Estes são seus principais nomes:

  • Álvares de Azevedo (1831-1852), autor de Lira dos vinte anos (1853).
  • Casimiro de Abreu (1839-1860), autor de As primaveras (1859).
  • Fagundes Varela (1841-1875), autor de Vozes da América (1864).

A terceira geração da poesia romântica brasileira (1870-1881) é pré-realista, abolicionista e privilegia a temática social. Seus principais nomes são:

  • Sousândrade (1833-1902), autor de O guesa errante (1858).
  • Castro Alves (1847-1871), autor de O navio negreiro (1868).

Já a prosa romântica brasileira de caráter nacionalista e indianista conta com obras como:

  • O guarani (1857), de José de Alencar (1829-1877).

A prosa urbana ou de costumes valoriza o estilo de vida burguês em obras como:

  • A moreninha (1844), de Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882).
  • Senhora (1875), de José de Alencar (1829-1877).

E a prosa regionalista evidencia os costumes rurais, em obras como:

  • Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis (1822-1917).
  • Inocência (1872), de Visconde de Taunay (1843-1899).
  • A escrava Isaura (1875), de Bernardo Guimarães (1825-1884).
  • O Cabeleira (1876), de Franklin Távora (1842-1888).

Por fim, o teatro romântico brasileiro apresenta nacionalismo, ironia e crítica social, em comédias como:

  • O noviço (1853), de Martins Pena (1815-1848).

Para saber mais detalhes sobre o Romantismo no Brasil, clique aqui.

Principais características do Romantismo na arte

“Ramsgate”, pintura de William Turner que evidencia algumas das principais características do Romantismo na arte.
Ramsgate, pintura romântica de William Turner.

A pintura romântica apresenta as seguintes características:

  • temática emotiva;
  • pinceladas fortes;
  • cores vivas;
  • teocentrismo ou medievalismo;
  • nacionalismo;
  • enaltecimento da liberdade;
  • idealização;
  • bucolismo;
  • valorização de temas orientais.

Seus principais representantes na Europa são os pintores:

  • Caspar David Friedrich (1774-1840) — alemão;
  • William Turner (1775-1851) — inglês;
  • John Constable (1776-1837) — inglês;
  • Eugène Delacroix (1798-1863) — francês.

No Brasil, Victor Meirelles (1832-1903) é seu principal representante.

Principais características do Romantismo na música

A música romântica apresenta as seguintes características:

  • originalidade;
  • autonomia artística;
  • emotividade;
  • nostalgia;
  • busca do sublime;
  • fuga da realidade;
  • valorização da harmonia.

Seus principais representantes na Europa são os músicos:

  • Frédéric Chopin (1810-1849) — polonês;
  • Robert Schumann (1810-1856) — alemão;
  • Franz Liszt (1811-1886) — húngaro;
  • Richard Wagner (1813-1883) — alemão;
  • Giuseppe Verdi (1813-1901) — italiano;
  • Johannes Brahms (1833-1897) — alemão.

No Brasil, Carlos Gomes (1836-1896) é seu principal representante.

Créditos de imagem

[1] Sammlung H.-P.Haack / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Editora Moderna (reprodução)

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

COSSON, Rildo; SCHWANTES, Cíntia. Romance histórico: as ficções da história. Itinerários, Araraquara, v. 23, p. 29-37, 2005.

GUERREIRO, Emanuel. O nascimento do Romantismo em Portugal. Diadorim, Rio de Janeiro, v. 1, n. 17, p. 66-82, jul. 2015.

HORTA, Luiz Paulo. Anton Bruckner, o Bach do Romantismo. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 69, 2010.

MARQUES, Wilton Jose. Alexandre Herculano e A voz do profeta. Navegações, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 40-47, jan./ jun. 2012.

PEDROSA, Ana Bárbara. Almeida Garrett e a proposta política do Romantismo. Diacrítica, Braga, v. 29, n. 3, 2015.

TORAL, André A. No limbo acadêmico: comentários sobre a exposição “Almeida Júnior — um criador de imaginários”. ARS, São Paulo, v. 5, n. 10, 2007.

WAIZBORT, Leopoldo. Chaves para ouvir Schumann (paralipomena à Kreisleriana - I). Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 75, jul. 2006.

WANNER, Maria Celeste de Almeida. Paisagens sígnicas: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2010.  

Escritor do artigo
Escrito por: Warley Souza Professor de Português e Literatura, com licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Warley. "Características do Romantismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/caracteristicas-romantismo.htm. Acesso em 25 de abril de 2024.

De estudante para estudante


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Lista de exercícios


Exercício 1

Leia dois trechos da obra Iracema de José de Alencar e julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO de acordo com o movimento literário a que ela pertence.

Trecho 1

"- Neste momento, Tupã não é contigo! replicou o chefe. O Pajé riu; e seu riso sinistro reboou pelo espaço como o regougo da ariranha. – Ouve seu trovão e treme em teu seio, guerreiro, como a terra em sua profundeza. Araquém proferindo essa palavra terrível, avançou até o meio da cabana; ali ergueu a grande pedra e calcou o pé com força no chão; súbito, abriu-se a terra. Do antro profundo saiu um medonho gemido, que parecia arrancado das entranhas do rochedo. Irapuã não tremeu, nem enfiou de susto; mas sentiu estremecer a luz nos olhos, e a voz nos lábios. – O senhor do trovão é por ti; o senhor da guerra será por Irapuã: disse o chefe. O torvo guerreiro deixou a cabana (…)".

Trecho 2

Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo. Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido. De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu."

a) (  ) A obra pertence a primeira geração romântica no Brasil que baseava-se no binômio “nacionalismo-indianismo”.

b (  ) O autor, José de Alencar, evita utilizar-se da poesia, já que a obra trata-se de um texto narrado em prosa.

c) (  ) A relação entre Iracema e Martim caracteriza uma união de povos, indígenas e brancos, e a união de culturas, europeia civilizada e indígena selvagem.

d) (  ) O autor utiliza-se de uma linguagem cheia de imagens e metáforas para representar o pensamento indígena.

e) (  ) O pensamento do índio é realista e, por isso, se distancia muito da poesia.

Exercício 2

Leia um trecho do poema Navio Negreiro de Castro Alves

O Navio Negreiro

I

'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar — dourada borboleta;
E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.

'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
— Constelações do líquido tesouro...

'Stamos em pleno mar... Dois infinitos
Ali se estreitam num abraço insano,
Azuis, dourados, plácidos, sublimes...
Qual dos dous é o céu? qual o oceano?...

'Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas...

Donde vem? onde vai? Das naus errantes
Quem sabe o rumo se é tão grande o espaço?
Neste saara os corcéis o pó levantam,
Galopam, voam, mas não deixam traço.

Bem feliz quem ali pode nest'hora
Sentir deste painel a majestade!
Embaixo — o mar em cima — o firmamento...
E no mar e no céu — a imensidade!

O único item incorreto em relação ao poema e as geração do Romantismo no Brasil é:

I – Na primeira parte do poema, o eu-lírico canta as belezas do mar, fazendo uma descrição do movimento das velas ao toque do vento , da fusão do céu e do mar, do brilho da lua e dos astros, da música criada pela brisa

II – Castro Alves pertence a geração romantica cohecida como Condoreira, que possuía como característica o comprometimento social, a luta a favor dos escravos e a influência de um sentimento de liberdade

III – No poema, Castro Alves usa muitas figuras de linguagem para proporcionar diferentes interpretações ao leitor e. Também trazer sonoridade ao texto

IV – Castro Alves pertence a geração do Romantismo que valorizava o tema da morte, demonstrando uma visão negativa do mundo e da sociedade, pessimista e com sentimento de inadequação à realidade.

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