Topo
pesquisar

Autor e Narrador: Características que os divergem

Literatura

O autor é quem cria a história e o narrador é um ser do qual ele, o autor, faz uso para nos contá-la, por isso devemos estar cientes dessas características que os divergem.
Entre autor e o narrador há características que os fazem divergir entre si
Entre autor e o narrador há características que os fazem divergir entre si
PUBLICIDADE

Posicionando-nos enquanto leitores, temos não só de estarmos atentos para a essência do enredo em si, mas também para algumas características inerentes ao gênero narrativo, propriamente dito.

Nesse ínterim, equivale darmos uma atenção toda especial aos aspectos voltados para as diferenças que demarcam a questão do narrador e do autor, haja vista que a confusão que se estabelece entre esses dois elementos se dá como recorrente.

Assim, ao apreciarmos uma obra, torna-se de fundamental importância darmos credibilidade à autoria, haja vista que conhecer o autor é, sobretudo, familiarizar-se acerca dos posicionamentos por ele ocupados dentro da própria história.  Contudo, temos de estar cientes de que pelo fato de ser ele a pessoa que escreve, não significa que ocupa, também, a posição de narrador.

Por essa razão, é sempre bom estarmos conscientes de que por mais que haja alguns traços de identidade entre eles, autor é uma pessoa e narrador se define como outro “ser”, ainda que se traduza como alguém imaginário. Portanto, fiquemos sabendo que o autor é quem escreve uma determinada obra e o narrador é aquele ser do qual o autor se utiliza para nos contar a história.

Eis a grande diferença que a partir de agora irá demarcar seus conhecimentos acerca dos aspectos voltados para a leitura, sobretudo a literária.


Por Vânia Duarte
​Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Autor e Narrador: Características que os divergem"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/autor-narrador-caracteristicas-que-os-divergem.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA