Topo
pesquisar

Alfabeto italiano pronuncia e esempi (Accenti e Vocali)

Italiano

PUBLICIDADE

* Para você adquirir mais vocabulário, procure no dicionário o significado das palavras abaixo em negrito.

* Osservassione/ Observação: Todas as letras entre dois colchetes, significam sons ou representações fonéticas.

Pronuncia 1/ Pronúncia 1:

Osserva i suoni delle lettere z, q e dei digrammi gl e gn/ Observe os sons das letras z, q e dos encontros consonantais gl e gn.

1) O som produzido em [ŋ] no italiano, corresponde no português ao som de ‘nh’.

[ŋ] gn: bagno

2) O som produzido em [ʎ] no italiano sempre diante da vogal ‘i’, corresponde no português ao som de ‘lh’.

[ʎ] gl: maglia

3) O som produzido em [w] no italiano, corresponderia no português a um trema (qüi). Sabemos que o trema é um acento que cairá em desuso apartir da nova regra morfológica de acentuação do português.

[w] qu: quindi

4) O som produzido nas palavras ‘inglese’ e ‘globale’ terá correspondência com o som [g] visto na parte 1 deste capítulo.

[g] inglese, globale

5) Os sons produzidos em [dz] ou [tz] no italiano, não existem correspondentes sonoros no português, pois são sons expecíficos do italiano. A sua produção é igual à sua transcrisção fonética.

[dz ou [tz] z: zero
[dz] ou [tz] zz: pizza

Pronuncia 2/ Pronúncia 2:

Osserva la grafia di alcune doppie consonanti: cc, ff, rr, ll, mm, nn, ss, tt./ Observe a grafia de algumas consoantes duplas: cc, ff, rr, ll, mm, nn, ss, tt.

mm: mamma

ff: difficile

nn: nonna

rr: birra

ss: rosso

ll: bello

tt: fatto

Attenzione/ Atenção:

No idioma italiano, qualquer consoante pode vir duplicada. Desta forma, a pronúncia deve ser alongada/prolongada. Isso é muito importante, pois existem palavras bem parecidas como, pena e penna, com significados distintos.

Accenti nell’Italiano/ Acentos no Italiano

O acento é um reforço da voz na pronúncia da sílaba de uma palavra. Em todas as palavras com duas ou mais sílabas, haverá sempre uma que leva um acento. Esse acento é o acento tônico da palavra. A sílaba que leva o acento tônico se chama sílaba tônica e a que não leva se chama sílaba átona, assim como no português.

Attenzione/ Atenção:

O acento agudo no Italiano (´) determina o som fechado: perché (lê-se perquê = per’que), porém é muito pouco usado hoje em dia, assim como o circunflexo. O acento grave (`) determina o som aberto: città (lê-se tchittá). O acento circunflexo (^) pode ser usado somente sobre a vogal ‘i’ final de uma palavra quando resulta da fusão de ‘ii’: principî = principii (lê-se printchipi).

Le vocali/ As vogais

O sistema vocálico da língua italiana é formado, assim como na língua portuguesa, em relação ao aspecto fonológico, isto é, aspecto sonoro, por também 7 vogais. Desta forma, além das vogais (ê, ô) fechadas, temos (é, ó) abertas.

No alfabeto fonológico elas são representadas da seguinte maneira: (/ɛ, ɔ/) abertas, (/e, o/) fechadas.

O alfabeto fonológico dos sete fonemas vocálicos correspondem às cinco vogais gráficas tradicionais: .

Isabela Reis de Paula
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Letras com Habilitação em Português e Italiano
Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Italiano - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PAULA, Isabela Reis de. "Alfabeto italiano pronuncia e esempi (Accenti e Vocali)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/italiano/alfabeto-italiano-pronuncia-esempi-accenti.htm>. Acesso em 29 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA