Topo
pesquisar

Uso de “some” e “any”

Inglês

A diferenciação entre os usos de “some” e “any” é esta: um será utilizado sempre na negativa e para perguntas; e o outro, apenas para as afirmativas.
“Some” e “Any” são usados com substantivos contáveis e incontáveis
“Some” e “Any” são usados com substantivos contáveis e incontáveis
PUBLICIDADE

“Some” and “any” são duas palavrinhas do inglês que estão sempre juntas e geram muitas dúvidas em nossa mente na hora de usá-las. Porém, podemos evitar tantas dúvidas com algumas dicas básicas.

Geralmente as dúvidas mais frequentes estão ligadas ao fato de usarmos as palavras “some” e “any” relacionadas com o conceito de contável e incontável em inglês. Os substantivos que são usados em referência a substâncias, líquidos ou massas e que não são comumente mensurados em unidades são chamados de incontáveis (uncountable nouns). Já aqueles que são facilmente contáveis, isto é, aqueles que podem ser mensurados em quantidades, são chamados de contáveis (countable nouns).

Usamos os substantivos incontáveis com a palavra “some”, uma vez que eles não possuem uma quantidade exata. Geralmente usamos “some” para preceder esses substantivos, como “some milk”, “some butter”, “some money”, “some water”.

A classificação que existe em inglês para contáveis e incontáveis é diferente da nossa em português. Por exemplo, aqui, no Brasil, vamos à padaria e pedimos: “Me dê dois pães, por favor!”. Nos países de língua inglesa, você não pode usar um número exato para fazer seu pedido de pão, você deve usar a palavra “some” para referir-se à quantidade de pão desejada. Por exemplo: I need some bread! (Eu preciso de alguns pães!). Entretanto, esse mesmo pão (bread), que é considerado incontável, pode ser contável se precedido por alguma medida. Podemos dizer, por exemplo: “I need 5 loaves of bread, please!" (Eu preciso de 5 bisnagas de pães, por favor!).

Outras medidas também são usadas para mensurar os elementos ditos como incontáveis, como garrafas (bottles), caixas (box/carton), pedaços (pieces), quilos (pound), fatias (slices), litros (liter). Dessa forma, podemos então dizer:

→ 4 bottles of wine / 4 garrafas de vinho

→ 1 box of cereal / 1 caixa de cereal

→ 3 cartons of milk / 3 caixas de leite

→ 1 piece of cake / 1 pedaço de bolo

→ 2 pounds* of cheese / 2 quilos de queijo

→ 4 slices of pizza / 4 fatias de pizza

→ 3 liter of water / 3 litros de água

Importantíssimo!!!!

Lembre-se de que a palavra “some” é usada tanto para os substantivos incontáveis como para os substantivos contáveis. Usamos o “some” quando não temos a quantidade exata do substantivo em questão, que pode ser tanto incontável como contável.

Veja os exemplos:

- Countable nouns / Substantivos Contáveis:

Book, Orange, Notebook, apple, friends, onions etc.

I have some books! / Eu tenho alguns livros!

I need some oranges! / Eu preciso de algumas laranjas!

She has some notebooks. / Ela tem alguns cadernos.

We have some apples. / Nós temos algumas maçãs.

I'll invite some friends. / Vou convidar alguns amigos.

My mother bought some onions. / Minha mãe comprou algumas cebolas.

Agora fica fácil falar do “any”. Os termos “some” e “any” são usados com substantivos contáveis e incontáveis, mas com uma GRANDE DIFERENÇA, que, inclusive, é o ponto que nos permite diferenciá-los e fazer suas colocações corretas nas frases: “any” é usado APENAS em sentenças negativas e interrogativas, NUNCA em sentenças afirmativas. Para estas, usa-se some”.

Confira os exemplos:

Are there any apples? / Há um pouco de maçãs? / Há algumas maçãs?

Are there any potatoes? / Há um pouco de batatas? / Há algumas batatas?

Is there any cheese? / Há um pouco de queijo? / Há algum queijo?

Do you have any milk? / Você tem um pouco de leite? / Você tem algum leite?

I don’t have any potato. / Eu não tenho nenhuma batata.

They don’t have any cheese. / Eles não têm nenhum queijo.

Do you have any kids? / Você tem algum filho?

*Lembrando que 1 pound equivale a ½ kilo, então, 1 kilo equivale a 2 pounds.


Por Janaína Mourão
Graduada em Letras - Inglês

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOURãO, Janaína Pereira. "Uso de “some” e “any”"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/ingles/uso-some-any.htm>. Acesso em 16 de dezembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA