Topo
pesquisar

Dicas para pensar em inglês!

Inglês

Um dos maiores desafios ao estudar a língua inglesa é conseguir pensar em inglês e abrir mão das traduções mentais.
Aprenda a pensar em inglês com algumas dicas
Aprenda a pensar em inglês com algumas dicas
PUBLICIDADE

O estudo e o aprendizado da língua inglesa dependem muito do nosso esforço e interesse. Vivemos em um país onde a língua materna é de origem latina; por isso, recebemos muitas influências linguísticas que são diferentes daquelas que formaram o inglês, como as anglo-saxônicas. Esse já é um fato que pode comprometer nosso desempenho ao aprender um novo idioma que não tenha suas raízes no latim.

Todavia, sabemos que o ser humano tem uma enorme capacidade de aprender coisas novas. Esse fato nos leva a crer que todos nós somos capazes de adquirir um novo idioma, seja ele qual for. O que realmente falta para as pessoas que precisam ou querem aprender a falar um novo idioma é empenho!

Para que o empenho para aprender a língua inglesa não seja em vão, é necessário ter algumas atitudes para que esse estudo evolua. Assim sendo, podemos afirmar que o principal degrau a ser alcançado para quem está engajado nessa tarefa é aprender a pensar em inglês!

Mesmo vivendo em um país de língua portuguesa, é possível aprender a pensar em inglês? A resposta é sim! Claro que é possível, mas depende muito de você! Daremos algumas dicas simples de como tornar possível o aprendizado do inglês por meio de uma mudança de pensamento. Compreenda: Se você pensar em inglês, não precisará ficar traduzindo tudo o que ouvir nesse idioma para a sua língua materna. Assim, ficará muito mais fácil compreender o que ouviu ou leu!

Dicas para aprender a Pensar em Inglês

#1 – LEIA EM INGLÊS!

Leia TODOS OS DIAS algo em inglês, de preferência algo recente, uma notícia, por exemplo. Existem várias revistas e jornais em que você pode encontrar uma leitura que o ajudará a melhorar seu desempenho. Busque algo relacionado com suas atividades diárias! Se você tem o hábito de ler sobre economia em português, então leia algo sobre o mesmo tema em inglês. Procure sempre um assunto de seu interesse e que você tenha um certo domínio, isso ajudará bastante. Também é importante que você procure por algo que esteja dentro do seu nível de inglês e nunca desista logo nas primeiras leituras.

Veja a seguir alguns links de revistas e jornais que você poderá escolher para começar sua leitura DIÁRIA! Não se esqueça: leia todos os dias!

Revistas:

  • A National Geographic é uma revista que fala sobre assuntos ligados à natureza e também sobre viagens, entre outros assuntos.
  • Economist é uma revista britânica focada em assuntos sobre a economia e política da Inglaterra e do mundo.
  • Time é considerada a revista de maior circulação do mundo. De origem estadunidense, possui edições regionais e mundiais. Fala sobre assuntos gerais.
  • BusinessWeek é uma revista que fala sobre o mundo dos negócios. Ela é bastante conhecida pelas atualizações sobre o comércio.

Jornais:

  • The New York Times é o principal jornal estadunidense e um dos maiores do mundo.
  • The Washington Post é um jornal muito renomado que apresenta um certo enfoque na política dos Estados Unidos.
  • The Wall Street Journal que se volta bastante para a economia, mas possui alguns tópicos sobre outros assuntos, como tecnologia.
  • The Guardian é um dos principais jornais da Inglaterra, muito reconhecido mundialmente.
  • The Sun é um jornal mais sensacionalista. Possui assuntos gerais, mas o grande foco são as celebridades.
  • The Times é também um jornal muito renomado da Inglaterra e trata de todos os assuntos da atualidade.

#2 – ASSISTA A VÍDEOS EM INGLÊS!

Assista a algo em inglês pelo menos todo final de semana ou no seu dia de folga. Pode ser um filme, uma série, um documentário, um jornal, mas assista! Dê preferência SEMPRE a algo que você já goste! Uma boa opção é assistir novamente às suas séries ou aos filmes favoritos. Assista quantas vezes quiser, desde que seja em inglês! Não coloque legenda em português. Se você não conseguir entender apenas ouvindo, coloque a legenda em inglês, mas não fixe sua atenção na legenda, e sim no áudio. Quando você familiarizar-se com o idioma e as expressões utilizadas nas séries, por exemplo, ao final de cada temporada, você já terá um bom vocabulário.

#3 – BAIXE APLICATIVOS EM INGLÊS!

Invista em aplicativos para aprender um novo idioma. Existem ótimos aplicativos de atividades interativas em que você pode participar de competições e conversações com nativos.

Citaremos alguns aplicativos que valem a pena ter em seu celular, pois é uma maneira prática de levar o inglês com você em seu dia a dia. Com esses jogos de aprendizado, em qualquer tempo que você tiver, na rua ou no trabalho, poderá utilizá-lo para manter-se sempre conectado ao novo idioma. Confira algumas opções de aplicativos para aprender inglês jogando:

LinguaLeoM

Duolingo

Rosetta Stone

Voxy

How to Say

Speak English

Todos eles estão disponíveis na App Store (iOS, iPhone) e no Google Play (Android).

#4 ESTUDE INGLÊS EM INGLÊS!

Quando você estiver estudando inglês, fale, pense, leia e pergunte SOMENTE EM INGLÊS! Não leve o português para seu estudo de língua inglesa, não faça isso com seu aprendizado! Faça o que tiver que fazer em inglês! É um erro pensar que, para aprender inglês, temos que saber as traduções e que falar em português ajuda, entre outras ideias do tipo. Pode ser que, para algumas pessoas, estudar inglês falando em português auxilia no aprendizado, mas esse não é o ideal, pois torna-se cômodo sempre ter na ponta da língua o significado de uma certa expressão, por exemplo. É um vício que depois se torna irreversível. É como assistir a um filme legendado com legenda em português: você se fixa na legenda e perde todo o conteúdo em inglês. Então, quando for estudar inglês, seja em algum curso, seja em casa, faça tudo sempre em inglês!

#5 FALE EM INGLÊS!

Você não é a única pessoa da sua família nem do seu círculo de amizade que deseja aprender a falar inglês. Então, junte-se às demais pessoas que você conhece que possuem esse mesmo interesse e combinem reuniões para praticarem conversação. Falem sobre qualquer assunto, sobre coisas de que gostem, comecem pelo vocabulário que já sabem e depois busquem mais palavras. Ao falar, destravamos muitas barreiras e aprendemos muito mais rápido. Deixe cair todo empecilho que o impeça de pronunciar o novo idioma. Vergonha, medo e insegurança não devem fazer parte da vida de quem deseja aprender inglês ou qualquer outro idioma. É preciso arriscar-se!

Não desista, não desanime! Siga as dicas acima e, em pouco tempo, você verá grandes mudanças e resultados animadores para prosseguir aprimorando ainda mais seu inglês e, com o tempo, começar a pensar nesse idioma. Bons estudos!


Por Janaína Mourão
Graduada em Letras - Inglês

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOURãO, Janaína Pereira. "Dicas para pensar em inglês!"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/ingles/dicas-para-pensar-ingles.htm>. Acesso em 20 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA