Topo
pesquisar

Dicas de como melhorar o “listening” em inglês

Inglês

Com nossas dicas de como melhorar o “listening” em inglês, você poderá aproveitar melhor seus estudos, direcionando-os para as suas necessidades.
Algumas dicas podem fazer muita diferença para aprimorar o “listening” em inglês!
Algumas dicas podem fazer muita diferença para aprimorar o “listening” em inglês!
PUBLICIDADE

Muitas pessoas, ao estudarem inglês, saem-se bem na escrita, na leitura e até conseguem falar muito bem, porém, quando chega a hora de entender o que o outro está falando, surge aquele “branco”, aquela falta completa de entendimento. Se isso já aconteceu com você, não se sinta uma pessoa inferior. Acredite: acontece com mais pessoas do que você imagina.

Pensando na dificuldade que muitos brasileiros possuem no listening, ou seja, o inglês que se ouve, seja ele falado, seja cantado, reunimos algumas dicas para tentar ajudá-lo(a) a melhorar! Fique atento a cada dica! Bons estudos!

1 – Ouça!

A primeira dica que damos é que você ouça o idioma que deseja aprender, no caso, o inglês. Moramos em um país em que dificilmente ouviremos alguém conversando em inglês na rua. Por isso, é de suma importância que você busque meios para conseguir isso. Ouvir inglês vai ajudá-lo(a) a compreender muito mais coisas e a conferir o que você já sabe da língua. Não subestime o listening em seu aprendizado de inglês! Muitas vezes, quando ouvimos uma conversa em inglês, achamos que os falantes estão conversando rápido demais e não conseguimos acompanhar. Isso acontece porque não praticamos o listening em nossos estudos. Então, fica a dica: Ouça inglês!

2 – Escolha bem o que ouvir em inglês!

Para ter um bom resultado em seu estudo, é necessário que você faça uso de um bom conteúdo, pois, assim, além de aprender a fluência, terá também um bom vocabulário. A escolha do que ouvir em inglês para melhorar seu entendimento da língua está diretamente ligada aos seus interesses com o idioma. Como assim? Você precisa estabelecer seus objetivos em relação à língua inglesa. Faça a você mesmo perguntas como:

  • Para que estudo inglês?

  • Qual é o meu maior interesse pela língua?

  • Qual é a minha maior necessidade de aprendizado?

  • O que é mais urgente que eu aprenda?

  • Quais são meus planos futuros para o uso do inglês?

  • Em que contexto o inglês faz-se necessário em minha vida?

Após essas respostas, você terá a chave para nortear seus estudos. É importante delimitar sua área de interesse justamente para que você busque áudios de conversas contextualizadas. Para isso, é necessário buscar materiais que o auxiliem nesse processo. Existem muitos livros de ensino de língua estrangeira para brasileiros que vêm com CD e ajudam bastante; porém, eles são meio robóticos. Assim, para fugir de um inglês mecânico, assista a filmes em inglês e ouça muita música para tentar ouvir um inglês mais natural.

3 – Não desista!

Quando estamos assistindo a um filme em inglês, até mesmo quem já domina o idioma, em certos momentos, não consegue entender algo que foi dito. Quando esse tipo de coisa acontecer com você, não se desespere, não perca a calma e não fique achando que você não sabe nada em inglês. Além disso, não volte o filme para ouvir novamente, pelo contrário, continue assistindo, pois as cenas posteriores o ajudarão a entender melhor o que ficou para trás. Lembre-se sempre de que os erros que cometemos em inglês são comuns até mesmo em nosso próprio idioma. O importante mesmo é manter a calma e o foco. OUÇA! Você precisa adaptar seu sentido auditivo para esse idioma. Se você não ouvir, consequentemente, ficará impossibilitado de falar também. Não menospreze o poder de ouvir o idioma para aprendê-lo. O listening deve ser o seu principal aliado para um bom aprendizado e compreensão!

Espero que ajude! Siga nossas dicas e bons estudos!


Por Janaína Mourão
Graduada em Letras - Inglês

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOURãO, Janaína Pereira. "Dicas de como melhorar o “listening” em inglês"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/ingles/dicas-como-melhorar-listening-ingles.htm>. Acesso em 22 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA