Topo
pesquisar

Wireless

Informática

PUBLICIDADE

Wireless é uma tecnologia que permite a conexão de dois dispositivos através de ondas de rádio, sem haver a necessidade do uso de cabos. Diferentemente das demais áreas de negócio, a tecnologia wireless, também conhecida como Wi-fi (Wireless Fidelity), permite a criação de ondas de rádio em freqüências não licenciadas, dispensando qualquer tipo de licença ou autorização do agente regulador das comunicações para operar.

Basicamente, são necessários dois itens em uma conexão sem fio: um hotspot e um dispositivo com capacidade de comunicação wireless. Hotspot é o ponto de acesso pelo qual o sinal é transmitido. Atualmente, muitos computadores, principalmente laptops, já vêm com um sistema de comunicação wireless integrado. Muitas casas, escritórios e estabelecimentos comerciais, como shoppings, restaurantes, livrarias, etc., possuem suas próprias redes wirelesse, possibilitando conectar-se à internet sem nenhum tipo de cabo, um grande salto em termos de versatilidade e eficiência.

Essas redes, conhecidas como WLANs, possibilitam o acesso à Internet em alta velocidade em raios menores que 100 metros, ou seja, áreas relativamente pequenas. Outra solução de conexão nesse sentido é aquela que usa altas freqüências, sendo necessário, nesse caso, uma autorização do órgão competente. Esse tipo de conexão, conhecido por streaming, também está sendo crescentemente usado pelos usuários.

Desta forma, a tecnologia wireless se apresenta como uma alternativa às redes convencionais, possibilitando as mesmas funcionalidades, porém de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Wireless"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/informatica/wireless.htm>. Acesso em 26 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA