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VOIP

Informática

A transmissão de voz como mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
A transmissão de voz como mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
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VoIP, ou Voice Over IP ou Voz Sobre IP é a tecnologia que torna possível estabelecer conversações telefônicas em uma Rede IP (incluindo a Internet), tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

A comunicação telefônica via VoIP apresenta grandes vantagens sobre a telefonia convencional, sendo que a principal delas tem sido a redução de despesas que proporciona, visto que a rede de dados (e conseqüentemente a VoIP) não está sujeita à mesma tarifação das ligações telefônicas convencionais, que é calculada em função de distâncias geodésicas e horários de utilização estabelecidos pelas Operadoras de Telefonia. Outra grande vantagem da VoIP em relação à telefonia convencional é que esta última está baseada em comutação de circuitos, que podem ou não ser utilizados, enquanto a VoIP utiliza comutação por pacotes, o que a torna mais "inteligente" no aproveitamento dos recursos existentes (circuitos físicos e largura de banda). Esta característica (comutação por pacotes) também traz outra vantagem à VoIP, que é a capacidade dos pacotes de voz "buscarem" o melhor caminho entre dois pontos, tendo sempre mais de um caminho, ou rota, disponível e, portanto, com maiores opções de contingência (característica intrínseca das redes IP).

VoIP geralmente é tratada em algumas ocasiões como sendo o mesmo que Telefonia IP embora sejam definições totalmente distintas. VoIP é a tecnologia ou técnica de se transformar a voz no modo convencional em pacotes IP para ser transmitida por uma rede de dados, enquanto a Telefonia IP, que utiliza VoIP, traz consigo um conceito de serviços agregados muito mais amplo, já que carrega outras aplicações que não somente VoIP.

A Telefonia IP pode permitir a redução dos custos de telefonia das empresas e de casa, pois convergem serviços de dados, voz, fax e vídeo e também constrói novas infra-estruturas para aplicações de e-commerce (ex. Call center Web). Alguns dos programas utilizados no Brasil são o MSN, ZipVox, o Skype, Universal Voip, o Lig, o ATIvoip, o VoxFone, o TelefoneBarato, o V-Phone, o Teleminas, o Google Talk e o Voipwebfone. Operam esse sistema no Brasil a Tellfree, a Vono, operadora controlada pela GVT, a Vox Telecom, entre outras.

Já a DirecTell oferece um serviço voltado para as empresas de pequeno e médio porte localizadas no brasil. Em Portugal utilizam-se, além do Skype, a Voipglobe, o Teleminas, o IOL Talki, o GVSC phone, o Netcall, o NetAppel, o Telefonerato, o VoipCheap, o VoipBuster e o TelExtreme, sendo que os quatro últimos permitem chamadas gratuitas PC/telefone.

Por Wendley Souza
Prof. Engenharia da Computação
Universidade Federal do Ceará - UFC
Colunista Brasil Escola

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