Topo
pesquisar

TV Digital

Informática

PUBLICIDADE

A televisão digital usa uma forma de modulação e compressão digital da imagem para transmiti-la em uma mesma freqüência, com uma superior qualidade de imagem e nitidez.

Essa novidade teve seu início em 1970, no Japão, quando a emissora de TV japonesa Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) apoiou os cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories para a elaboração de uma televisão de alta qualidade.

Entre as características da TV Digital estão: a alta definição da imagem (1080 linhas), um novo formato de imagem (16:9, mais parecido com uma tela de cinema) e o aumento da qualidade de som (seis canais).

O Brasil optou pelo padrão japonês, depois de uma longa disputa entre os padrões americano e europeu, para ver quem oferecia maiores vantagens. O início das transmissões da TV Digital no Brasil começou no dia 2 de dezembro de 2007, apenas para a região metropolitana de São Paulo. Segundo o cronograma da implementação da TV Digital, o sinal chegará às cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília em fevereiro, e em julho alcançará todas as capitais.

A maior desvantagem da TV digital é o seu preço. As televisões com o sistema acoplado terão um preço bastante salgado para a maioria da população. Outra opção é a compra de um conversor, um aparelho que transforma a imagem das TVs analógicas em digital. Em relação ao conversor, seus preços também estão significativamente maiores do que o esperado pelo Ministério das Comunicações, no entanto, esse preço tende a cair gradativamente.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "TV Digital"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/informatica/tv-digital.htm>. Acesso em 27 de maio de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA