Topo
pesquisar

Pen Drive

Informática

PUBLICIDADE

Pen Drive ou Memória USB Flash Drive é um dispositivo de memória constituído por memória flash, com aspecto semelhante a um isqueiro. Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.

Possui diferentes capacidades de armazenamento que varia entre 64 megabytes e 80 gigabytes. A velocidade com que um pen drive armazena um material também é variável, depende do tipo da entrada disponível no computador. Se este for bem cuidado, pode desempenhar suas funções por até dez anos.

Os pen drives, como parte da evolução tecnológica, podem ter alguns diferenciais que os tornam únicos, existem pen drives com leitores biométricos que somente copia e armazenam dados a partir da leitura de uma parte do corpo do seu proprietário, ou seja, utiliza partes do corpo (impressão digital, por exemplo) como mecanismo de identificação. Este pode gravar senha de sites, lista de favoritos e outros.

Existem ainda pen drives aromatizados, com cheiro de frutas que podem ser escolhidos, como o morango, uva, laranja e maçã verde. Há ainda aqueles com aparência de jóias para pessoas mais exigentes.

Quando os modelos de pen drives são encaixados na porta USB do computador, aparecem como um disco removível ou podem aparecer automaticamente como dispositivos removíveis. Para a utilização dos mesmos em sistemas antigos, deve-se instalar um pacote de software denominado device driver para permitir que o sistema o reconheça como disco removível.

Informática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Gabriela Cabral Da Silva. "Pen Drive"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/informatica/pen-drive.htm>. Acesso em 28 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA