Topo
pesquisar

Microsoft Surface

Informática

PUBLICIDADE

Em 2001, Stevie Bathiche da Microsoft Hardware e Andy Wilson da Microsoft Research deram início aos conceitos do brainstorming para uma mesa interativa. A intenção inicial deles era de misturar o conceito físico com o virtual, pormover uma experiência mais interativa. Diante disso, o New Consumer Products Group, liderado por David Kurlander, apresentou a idéia a Bill Gates (presidente da Microsoft) em 2003.

Em um mês o primeiro protótipo foi criado, baseado em uma mesa de IKEA, dando início a evolução do Microsoft Surface. Foram testadas novas aplicações que o diferencia das habilidades originais do computador, implantando no Surface a habilidade de reconhecer objetos físicos na mesa. Em 2004, foi definido o modelo do Surface, um escudo de plástico arredondado sob uma mesa alta com o topo quadrado e de lados cobertos, as características atuais foram finalizadas em 2005. Atualmente a Microsoft Surface é uma mesa diagonal, com uma tela de 30’’ touchscreen, isto é, o uso de mouse e teclado é totalmente dispensável. Ao invés do uso desses objetos, o usuário irá fazer suas atividades apenas com o toque na tela. O Surface possui tecnologia muito avançada, como por exemplo, ele reconhece e interage com outros aparelhos colocados sobre sua superfície.

O aparelho será fabricado pela própria Microsoft, e será comercializado inicialmente com clientes empresariais. Sendo as primeiras unidades instaladas em restaurantes, hotéis Sheraton, nas lojas de telefonia móvel Móbile e nos cassinos Harrah. O Surface será vendido entre 5 mil e 10 mil dólares, a empresa pretende reduzi-lo a um nível acessível aos consumidores individuais, o que irá acontecer dentro de três a cinco anos. A intenção futura da Microsoft é de produzir modelos diversificados do produto como, por exemplo, em forma de espelho, balcões, entre outros.

Por Eliene Percília

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Microsoft Surface"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/informatica/microsoft-surface.htm>. Acesso em 29 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA