Topo
pesquisar

Blu-ray

Informática

PUBLICIDADE

Blu-ray é o mais novo formato de disco óptico da atualidade, sendo, para muitos, o sucessor do DVD. Essa mídia foi desenvolvida para o armazenamento de uma grande quantidade de dados, cerca de 25 GB, e execução de vídeos de altíssima qualidade. Enquanto o DVD usa um laser de 650 de nanômetros, o Blu-ray utiliza um de 405, possibilitando gravar mais informações em um disco do mesmo tamanho.

O nome “Blu-ray” (Blue = azul; ray = raio) vem do fato desta tecnologia utilizar um laser azul para ler e gravar dados. O “e” de “blue” foi retirado do nome do produto, pois em alguns países não é possível registrar uma palavra comum como nome comercial.

Esse padrão de disco óptico foi desenvolvido pela Blu-ray Disc Association (BDA) em parceria com um grupo de empresas do ramo de eletrônicos, informática e entretenimento, como Sony, Apple, Samsung, Walt Disney Pictures, entre outras.

Seu principal concorrente na nova geração de discos ópticos é o HD-DVD. A diferença básica entre os dois tipos de tecnologias é a capacidade de armazenamento, na qual o Blu-ray leva vantagem. No entanto, setores da indústria acreditam que o blu-ray seja mais utilizado em aplicações de informática, enquanto o HD-DVD, no armazenamento de filmes.
Além das vantagens de armazenamento e alta-definição, uma das características do blu-ray é a presença de um substrato em sua composição, evitando assim o surgimento de defeitos provenientes de arranhões. O principal fator negativo desse tipo de tecnologia é o preço de sua mídia, bastante elevado se comparado com o DVD.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Blu-ray"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/informatica/bluray.htm>. Acesso em 27 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA