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A Arte da Pré-História nos Períodos Paleolítico e Neolítico

A arte desenvolvida no paleolítico e no neolítico utilizou-se de técnicas que só foram utilizadas milhares de anos depois, mais especificamente na época da Renascença.

Pintura Rupestre encontrada na Caverna de Chauvet, França
Pintura Rupestre encontrada na Caverna de Chauvet, França
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A Pré-história é um momento longo da História. Graça Proença em seu livro História da Arte divide a arte pré-histórica em duas: A arte do Paleolítico Superior e a Arte do Neolítico. Observaremos que o homem do paleolítico superior trabalhava a sua arte de uma forma simplista e natural, por isso a principal característica desse momento é o naturalismo. O artista reproduzia exatamente aquilo que visualizava. Ele sabia utilizar as cores e dar um estilo próprio em suas produções artísticas. Por isso não podemos e nem devemos compará-las a desenhos feitos por uma criança.

A arte rupestre é o nome que se dá a essas representações pictóricas. Essas pinturas eram feitas, em sua maioria, em rochedos e parede das cavernas. As produções eram representadas por figuras de animais, pessoas, misto de pessoas e animais, vegetais, figuras geométricas e símbolos solares. Representações numéricas semelhantes com os dias da semana e outras aparentando as estações do ano também foram encontradas.

Para os arqueólogos, muitas vezes a interpretação dessas figuras era complexa. A explicação mais lógica para elas era que essa arte foi produzida por caçadores e fazia parte de um ritual que os ajudaria na caçada, com isso o homem do paleolítico acreditava no sucesso da caçada e que mataria um animal verdadeiro desde que possuísse sua imagem pintada; para o artista, a figura de um animal não era apenas uma figura, mas o próprio animal.

Nessa época o homem era, na sua essência, caçador e coletor. Tais atividades tornavam o homem nômade, uma vez que ele era obrigado a percorrer longas distâncias para prover seus alimentos. Ao analisarmos essa situação percebemos que o homem do paleolítico não controlava e nem transformava a natureza em favor da sua subsistência. Na verdade, ele era parte integrante dela.

Pinturas rupestres foram encontradas em variadas partes do mundo, como nas Cavernas de Chauvet (França 1994), Lascaux (França 1994), Altamira (Espanha 1868), essa última, foi a primeira produção descoberta, porém a veracidade das pinturas só foi reconhecida em 1902. Na Gruta de Rodésia, no Continente Africano, existem produções datadas com mais de quarenta mil anos. Muitos trabalhos encontrados nas Cavernas de Chauvet são muito desenvolvidos em relação a outros da mesma época. Os homens pré-históricos utilizaram técnicas de sombreamento e perspectiva que só foram utilizadas milhares de anos depois, mais especificamente na época da Renascença.

Uma das pinturas rupestres encontradas na Caverna de Lascaux, França
Uma das pinturas rupestres encontradas na Caverna de Lascaux, França

Os artistas desse período também realizavam trabalho em esculturas, é possível notar a ausência da figura masculina, tanto nas pinturas quanto nas esculturas. Acredita-se que presença da representação feminina se dá em razão da crença de que as pequenas estatuetas femininas seriam amuletos relacionados com o culto à fertilidade, fator decisivo para a sobrevivência do grupo. Nesse trabalho destaca-se: a Vênus de Willendorf.

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Escultura Rupestre intitulada Vênus de Willendorf
Escultura Rupestre intitulada Vênus de Willendorf

O último período da Pré-História, o Neolítico foi caracterizado pelas técnicas de construção de armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito, mas além desse aperfeiçoamento técnico, o acontecimento mais importante desse período foi o hábito de plantar, colher para a própria subsistência e a domesticação animal. Através disso as práticas nômades foram substituídas por um modo de vida mais estável.

Assim, o homem criou a técnica de tecer panos, fabricar cerâmica, criar esculturas e construir as primeiras moradias. Conseguiu ainda o domínio do fogo. A maneira de desenhar e pintar, bem como seus temas, sofreu transformações. Além de pintar animais, o artista desse período passou a representar as pessoas em suas atividades cotidianas, nas produções artísticas. O artista do Neolítico revelou preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto

Nesse contexto ocorre um desafio na técnica artística, dar a ideia de movimento através da imagem fixa, então eles começaram a criar figuras com traços pequenos que aparentam leveza e agilidade. A escritora Graça Proença acredita que desses desenhos surge, portanto, a primeira forma de escrita, a escrita pictórica, que consiste em representar seres e ideias pelas figuras.

Leveza, movimento e traços nas pinturas do Período Neolítico
Leveza, movimento e traços nas pinturas do Período Neolítico

Grande Touro vermelho Rodeado de Caçadores. Catal Huyuk, Anatólia. Neolítico
Grande Touro vermelho Rodeado de Caçadores.Catal Huyuk, Anatólia. Neolítico

Escultura Neolítica; Escultura Neolítica em Bronze, Museu Pigorini, Roma
Escultura Neolítica; Escultura Neolítica em Bronze, Museu Pigorini, Roma

Todas essas transformações tiveram grande reflexo na arte, agora o homem neolítico passou a ter os sentidos apurados não mais para a caça e sim para a abstração, a subjetividade e a racionalização. No neolítico os homens começaram a enterrar os mortos e esse ato demonstrou sentimentos mais direcionados para com os seus. O conhecimento desse tempo é o resultado de anos de pesquisa da antropologia, da história e da arqueologia, que reconstruíram a cultura desses homens. A importância da arte na pré-história não se deve apenas à possibilidade de interpretação das produções artísticas descobertas, mas muito ao esclarecimento da realidade de uma época, e não podemos esquecer o que dizia o Historiador Marc Bloch, o homem é o fruto do seu tempo.

Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Lilian Maria Martins de Aguiar Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

AGUIAR, Lilian Maria Martins de. "A Arte da Pré-História nos Períodos Paleolítico e Neolítico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-arte-prehistoria-nos-periodos-paleolitico-neolitico.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Veja a imagem de uma das esculturas pré-históricas mais famosas, a “Vênus de Willendorf”.

Vênus de Willendorf
Vênus de Willendorf 

Sobre essa escultura, é correto afirmar que:

a) foi encontrada no sítio arqueológico da Serra da Capivara, no Sul do Piauí.

b) foi descoberta em 1990, por um arqueólogo chamado Willendorf.

c) está relacionada a cultos arcaicos de fertilidade.

d) serviu diretamente como modelo para a criação da “Vênus de Milo”, na Grécia Antiga.

e) foi encontrada ao lado de uma múmia, no Vale de Gizé, no Egito.

Exercício 2

“Os símbolos foram feitos, em sua maioria, removendo-se pedras de uma área desértica a fim de se criarem formas geométricas e imagens de seres humanos, plantas, mamíferos, pássaros e seres fantásticos, ligadas por uma série de linhas. Os maiores desenhos têm até 200 m de extensão e as formações geométricas cobrem quase 500 km². Alguns especialistas acreditam que as linhas podem ter sido usadas em rituais e observações astronômicas; outros sugerem que são projetos de irrigação ou símbolos de fertilidade.” (KAUFMAN, Christian. “Arte Rupestre”. In: CORK, Richard; FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte – os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. [Trad. Paulo Polzonoff et. al.] Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 17).

É correto dizer que o texto acima descreve:

a) as inscrições itacoatiaras.

b) a arquitetura de Persépolis.

c) os jardins suspensos da Babilônia.

d) o monumento de Stonehenge

e) as linhas de Nazca.