Topo
pesquisar

República Oligárquica e revoltas populares

História do Brasil

PUBLICIDADE

Pensada como uma solução aos desmandos e a centralização política do governo imperial, a criação de um governo republicano no Brasil foi vista como uma solução política que concederia ao povo brasileiro a participação nos debates políticos da nação. Assim, a Proclamação da República, em 1889, seria a promessa de uma nova página na história do nosso país.

Porém, no decorrer dessa nova modalidade de governo, notamos a consolidação de uma série de práticas políticas que em nada resolveriam os problemas de exclusão social, política e econômica do Brasil. Logo depois da participação dos militares no poder, em 1893, as elites econômicas do país se encarregaram de manter os privilégios a quem sempre os desfrutaram.

Munidos de uma série de mecanismos previstos em lei e da opulência de seu poder econômico, os barões do café e os coronéis mantinham os menos favorecidos sob a tutela de seus interesses particulares. Entre outros mecanismos, o voto de cabresto, as práticas clientelistas e a Política do Café-com-leite foram medidas excludentes que viriam a agravar a já delicada situação sócio-econômica do Brasil.

Excluída, mas não insensível a essa situação, as classes menos favorecidas se mobilizaram em revoltas que davam conta da insatisfação do povo contra os desmandos da época. Nesse período, a Revolta da Vacina (1904), a Revolta da Chibata (1910), a Guerra de Canudos (1893 – 1897) e a Guerra do Contestado (1912 – 1916) foram alguns dos conflitos que reclamaram contra essa situação historicamente constituída durante toda a República Oligárquica.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "República Oligárquica e revoltas populares "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historiab/republica-oligarquica-revoltas-populares.htm>. Acesso em 11 de dezembro de 2016.

Acima, imagem de vítimas de uma das secas que assolaram o Nordeste em 1877
História do Brasil Secas do Nordeste
O médico sanitarista Oswaldo Cruz foi um dos responsáveis pela campanha de vacinação obrigatória *
História do Brasil Revolta da Vacina
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA