Topo
pesquisar

Panamá

História da América

PUBLICIDADE

Istmo é uma porção de terra estreita, cercada por água em dois lados e que une duas grandes extensões de terra. O Panamá é um país que se situa num istmo que liga o Mar das Caraíbas ao Oceano Pacífico. Por estar localizado em um ponto estratégico, tornou-se um dos países mais importantes do mundo.

Em 1501, o navegador espanhol Rodrigo de Bastidas chegou às terras dos povos chibchas, ponto mais estreito da América Central. Em 1502, foi a vez do navegador genovês, Cristóvão Colombo, explorar esse pedaço de terra, e colher informações, passadas ao navegador espanhol Vasco Nuñez de Balboa. Habitantes dessas terras, os índios cunas, guaymís e chocós, que não eram agregados aos espanhóis, foram assassinados. Em 1513, teve início o povoamento do Panamá.

Em 1821, Simón Bolívar, líder revolucionário responsável pela independência da Venezuela, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia, chegou ao Panamá, e, através da força, declarou sua independência espanhola e união à Colômbia. Em 1903, após tentativas de separação da Colômbia, os Estados Unidos interferiram no processo de independência do Panamá, e obtiveram êxito. Além da intromissão, compraram do país a concessão para retomar os trabalhos no canal.

Em 1955, o presidente José Remón, que tentava renegociar o tratado entre Panamá e Estados Unidos (referente ao Comando Sul das Forças Armadas Americanas, instalado no Panamá durante a Segunda Guerra) foi assassinado. Assumiu Arnulfo Arias, mas, em 1968, este foi vítima de um golpe de Estado. Depois, entrou Omar Torrijos, que morreu suspeitamente, em um acidente aéreo, em 1981. Manuel Antônio Noriega, que havia assumido o comando militar em 1983, foi acusado de assassinar oposicionistas e de associação a cartéis colombianos de drogas. Em dezembro de 1989, tropas dos Estados Unidos invadiram o Panamá e prenderam Noriega, condenado a quarenta anos de prisão. Em 1997, as tropas americanas se mudaram para a Flórida, deixando o Panamá, que recebeu de volta seu canal, dois anos mais tarde.
 

Por Demercino Júnior
Graduado em História
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Demercino José Silva. "Panamá"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-panama.htm>. Acesso em 03 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA