Topo
pesquisar

Guiana

História da América

Explorada por holandeses e britânicos durante o ciclo colonial, a Guiana tornou-se independente somente em 1966.
Bandeira da Guiana
Bandeira da Guiana
PUBLICIDADE

A região relativa à Guiana começou a ser colonizada em 1621 por holandeses da Companhia das Índias Ocidentais. A cana-de-açúcar era a sua base econômica na época.

O território passou ao domínio inglês em 1814. Os índios foram contratados para trabalhar na agricultura em 1838, após a libertação dos escravos. A Guiana obteve relativa autonomia em 1953, com a eleição de um primeiro-ministro.

 

Independência e atualidade

Nesse período, iniciaram-se os conflitos entre o partido dos asiáticos e dos negros. Somente em 1966 o país proclamou sua independência, no entanto, permaneceu como membro da Comunidade Britânica (grupo do qual faziam parte ex-colônias).

Em 1968, o governo eleito nacionalizou os principais setores da economia e aproximou-se do bloco socialista.

Após as eleições de 2001, os partidários dos dois maiores partidos do país enfrentaram-se nas ruas, e os conflitos tiveram a duração de meses.

Somente em 2003, o governo e oposição assinaram um acordo, que previa reformas políticas e a investigação da ação da polícia nas manifestações.

Por Eliene Percília
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Guiana"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-guiana.htm>. Acesso em 21 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA