Topo
pesquisar

El Salvador

História da América

Colonizada por espanhóis, El Salvador teve sua história marcada por conflitos, com a ação de guerrilheiros e esquadrões da morte.
Bandeira de El Salvador
Bandeira de El Salvador
PUBLICIDADE

Até a chegada dos espanhóis em 1524, a região de El Salvador era habitada pelos índios pipil. Quando a colônia foi fixada, o território foi administrado como parte da capitania geral da Guatemala.

El Salvador tornou-se independente da Espanha em 1821, mas ainda continuava unida ao México. Somente em 1856, o país tornou-se, de fato, independente. Nos anos 60, o país vivenciou uma estabilidade política, após um período de ditadura e vários golpes de Estado.

A imigração de 300 mil salvadorenhos para Honduras gerou uma guerra entre os dois países e, apesar de o conflito ter chegado ao fim, a violência, não. O início da guerra civil ocorreu após a morte do defensor dos direitos humanos, o arcebispo Oscar Romero, em março de 1980.

No final da década de 1980, um quarto do território era dominado pelos guerrilheiros, e os esquadrões de morte agiam intensamente na região. Com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, foi assinado um acordo de paz.

No término da década de 1990, o governou instituiu a abertura da economia, o que atraiu muitos investimentos, no entanto, o desemprego aumentou significativamente. Numa tentativa de estabilizar a economia, o governo implantou o dólar como segunda moeda circulante no país.

Por Eliene Percília

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA