Topo
pesquisar

História dos partidos republicano e democrata dos EUA

História da América

A História dos partidos republicano e democrata dos EUA remonta à época pós-independência estadunidense.
O bipartidarismo dá a tônica do cenário político nos Estados Unidos
O bipartidarismo dá a tônica do cenário político nos Estados Unidos
PUBLICIDADE

Sempre que há o processo de eleições nos Estados Unidos da América, os noticiários do mundo todo destacam o avanço distrital dos dois grandes partidos desse país: o Partido Republicano e o Partido Democrata.

Em linhas gerais, o Partido Republicano, nos EUA, possui um perfil mais inclinado ao conservadorismo político e ao liberalismo econômico no sentido clássico. Aos republicanos, desse modo, são atribuídos qualificativos como conservative (conservador) e liberal conservative (liberal conservador).

O Partido Democrata, ao contrário, está voltado ao progressismo, no sentido que a esquerda política atribui a esse termo. Usa-se também a expressão liberal (em inglês) para definir a ideologia dos democratas, mas não é liberal no sentido do liberalismo clássico britânico. É liberal no sentido da esquerda progressista, inclinada a políticas de ações afirmativas, de assistencialismo social etc.

Mas nem sempre essa acentuação ideológica caracterizou os dois partidos, como veremos abaixo.

Origem dos partidos Republicano e Democrata

Partido Republicano (Grande Old Party)

O Partido Republicano, também conhecido pela sigla GOP, que significa Grand Old Party (Grande Partido Antigo), derivou do então Partido Federalista, atuante nos anos posteriores à Independência dos EUA. O Partido Republicano tornou-se, na sociedade estadunidense do século XIX, o centro de agremiação dos setores mais interessados no desenvolvimento industrial do país, não disseminação da pequena propriedade privada, no trabalho livre e assalariado etc. Por isso, o desenvolvimento desse partido ocorreu no Norte dos EUA.

Como diz o pesquisador Antônio Pedro Tota, o Partido Republicano tinha uma base com:

[…] plataforma reformista, progressista, antiescravista e favorável a taxas que protegessem as indústrias e manufaturas. Durante a ausência dos democratas no Congresso (na Guerra Civil 1861-1865), o Partido Republicano implementou leis favoráveis aos negócios e aos agricultores do Norte: com altas tarifas, ferrovia transcontinental, assentamentos de agricultores no Oeste (homesteads). A vitória do Norte na Guerra Civil garantiu o domínio dos republicanos até 1913 (exceção feita a dois mandatos de Grover Cleveland, em 1885-1889 e 1893-1897). Em grande parte, graças à Guerra Civil, consolidou-se como um dos dois partidos que dominam o cenário político americano.” (TOTA, Antônio Pedro. Novos Estudos. n. 81, junho de 2008. p. 74-5.)

Partido Democrata (Democratic Party)

Já o Partido Democrata derivou do Partido Republicano Jeffersoniano, que foi estruturado no fim do século XVIII. Seguindo inicialmente a linha do pensamento jeffersoniano, o Partido Democrata logo foi ganhando corpo no Sul dos EUA, atrelando-se à pauta agrária escravocrata. Como acentua o mesmo pesquisador que citamos acima:

De Jefferson, o partido recebeu os fundamentos de um governo mínimo – opondo-se aos impostos que os Federalistas defendiam – e o apoio aos interesses agrários, em especial os do Sul. Nos nos 1830, o Partido Populista de Andrew Jackson (apoiado por pequenos agricultores) reforçou as fileiras do Partido Democrata, transformando-o. Com a Guerra Civil, o Partido Democrata, por ter incitado a secessão, ficou associado aos sulistas, ao racismo e ao reacionarismo.” (TOTA, Antônio Pedro. Op. Cit. p. 75).

Mudança de perfil dos dois partidos a partir da década de 1920

Após a Guerra de Secessão (ou Guerra Civil Americana), que durou de 1861 a 1865, os EUA passaram por grandes reformulações políticas e econômicas. A escravidão, por exemplo, foi abolida, mas a atividade agrária do Sul precisava continuar de alguma outra forma. Desse modo, novas experiências foram sendo tentadas. Não demorou muito para que o país se projetasse, primeiro no âmbito do continente americano (com Theodor Roosevelt), depois no âmbito mundial após a Primeira Guerra Mundial. Foi após a Primeira Guerra que os dois partidos passaram a redefinir suas posições.

Alguns membros do Partido Democrata fundiram-se aos conservadores do Partido Republicano, criando uma frente abertamente conservadora dentro desse último e inspirando-se em intelectuais liberais conservadores como Irving Babbit. O Partido Democrata, por sua vez, adotou um viés mais progressista, voltado à classe operária e às políticas assistencialistas e trabalhistas. Essa perspectiva foi impulsionada após a Grande Depressão de 1929-1933, tendo à frente o então presidente F. D. Roosevelt.

Essas duas perspectivas permanecem mais ou menos as mesmas desde então.

Símbolos dos partidos: o burro e o elefante

O símbolo do Partido Democrata é um burro, enquanto o do Partido Republicano é um elefante. Ambos foram criados na década de 1870 pelo chargista Thomas Nast. A imagem abaixo é de uma das charges de Nast. Nela é possível ver o elefante à esquerda e o burro (com pelo de leão) no centro.

Charge de Thomas Nest de 1874 *
Charge de Thomas Nest de 1874 *

Nast, ao retratar os democratas na forma de um burro, quis transmitir a ideia corrente entre os próprios membros do partido, que viam no animal um símbolo de firmeza, arrojo e teimosia – ao contrário do que diziam os republicanos, que usavam a imagem do burro para satirizar os democratas. O mesmo ocorre com o elefante. Os democratas, para satirizar os republicanos, usavam a imagem do elefante para dizer que os republicanos eram pomposos, arrogantes e soberbos. Todavia, os republicanos aproveitaram o símbolo para dizer que o partido tinha força e dignidade, como os elefantes. Nast apreendeu a ideia e deu forma a ela também.

*Créditos da imagem: Shutterstock e Everett Historical


Por Me. Claúdio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "História dos partidos republicano e democrata dos EUA"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-dos-partidos-republicano-democrata-dos-eua.htm>. Acesso em 24 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA