Topo
pesquisar

Argentina

História da América

PUBLICIDADE

A região era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis, até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís.

Sua independência só foi conquistada em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol, em 1810. Proclama sua primeira Constituição em 1853, a qual ainda é vigente com pequenas modificações ocorridas em 1994.

A metade do século XIX foi marcada por conflitos internos entre liberais civis e conservadores militares, destacando-se o inicio do movimento peronista ao final da Segunda Guerra Mundial.

Entre 1955 e 1983, houve uma alternancia muito grande no poder com inúmeros presidentes militares e civis, com golpes frequentes e instalação de ditaduras violentas.

Desde então a democracia argentina vem seguida de enorme desordem econômica, que alcançou seu extremo durante a presidência de Fernando de la Rúa com uma recessão sem precedentes no país. Hoje a Argentina apresenta um elevado crescimento econômico e já retomou ao patamar anterior à última moratória.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Argentina"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-argentina.htm>. Acesso em 24 de julho de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA