Topo
pesquisar

Predicativo do sujeito

Gramática

O predicativo do sujeito, em se tratando do predicado nominal, confere uma qualificação ao sujeito.
PUBLICIDADE

Para que possamos compreender acerca de mais um fato que norteia os estudos linguísticos, faz-se necessário retomarmos alguns conceitos, a começar pela predicação dos verbos. Ela, por sua vez, resulta da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo – que faz dos verbos ora transitivos, de ligação, ora intransitivos

Façamos referência somente aos de ligação, os quais expressam estado de ser do sujeito, não denotando ações concretas, como o que ocorre com os verbos intransitivos e os transitivos. Assim, vejamos:

O dia está lindo.

Maria é dócil.

O professor está calmo.

Em todos os enunciados se fez presente tais verbos, ora expressos por “estar e ser”. Dessa forma, atentemo-nos aos elementos que os antecedem e que os sucedem.

Remetendo-nos a esses últimos (sucessores), constatamos que se trata de uma qualificação atribuída ao próprio sujeito das orações. Dessa forma, “lindo”, “dócil” e “calmo” representam o predicativo do sujeito.

Assim, conceituando, temos: o predicativo do sujeito representa aquele termo que confere uma qualificação ao sujeito, em se tratando do predicado nominal.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "Predicativo do sujeito"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/predicativo-sujeito.htm>. Acesso em 06 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA