Topo
pesquisar

Onde ou aonde?

Gramática

Algumas palavras da língua portuguesa costumam gerar muitas dúvidas, entre elas os advérbios onde e aonde.
Onde ou aonde? Entenda as diferenças no emprego dos dois advérbios
Onde ou aonde? Entenda as diferenças no emprego dos dois advérbios
PUBLICIDADE

Afinal de contas, qual é a forma correta: onde ou aonde?

Bom, para começo de conversa, não existe certo ou errado nessa história, ambas as palavras estão corretas. O que devemos observar, entretanto, é a circunstância de uso de cada um dos termos. Talvez você não tenha percebido, mas existe uma diferença considerável entre os dois vocábulos. No dia a dia, muitas vezes apressados, deixamos alguns detalhes passarem em branco e nem sempre conseguimos fazer o uso adequado das palavras, sobretudo na linguagem escrita. Mas fique atento às dicas e saiba como e quando usar os advérbios onde e aonde.

O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra que está próxima ao verbo. Feita essa explicação, observe o significado das palavras que são nossos objetos de estudo:

Onde: O advérbio onde indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar. Em um texto, e até mesmo na linguagem oral, para evitar a repetição desse vocábulo, podemos utilizar outras expressões que conferem a mesma significação, como no qual, na qual, em que. Observe os exemplos:

  • Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

  • O turista não sabe onde fica o Cristo Redentor.

  • Vivemos em um país no qual a desigualdade social é alarmante.

  • Na grandes cidades, nas quais o trânsito é congestionado, demora-se muito para realizar um simples trajeto.

Aonde: Assim como o advérbio onde, também é usado para indicar lugar em que algo ou alguém está, contudo, deve-se observar se o verbo com o qual ele se relaciona exige a preposição “a”. Caso haja a necessidade da preposição, ela deve ser agregada à palavra onde para formar o vocábulo aonde. O advérbio aonde transmite a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, destino ou movimento. Observe os exemplos:

  • Aonde você vai depois da aula?

  • O lugar aonde vou não te diz respeito.

Sintetizando:

Onde: Expressa ideia de lugar fixo.
Aonde: Expressa ideia de destino ou movimento.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Onde ou aonde?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/onde-ou-aonde.htm>. Acesso em 23 de agosto de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA