Topo
pesquisar

Locuções adjetivas – um olhar criterioso

Gramática

PUBLICIDADE

Atentemo-nos, primeiramente, ao exemplo subsequente:


Ao sucumbir dos singelos traços matinais, Aurélia percebeu que da fresta de uma janela adentravam os primeiros raios solares, algo tão imperceptível mediante a conturbação citadina e a correria do dia a dia.


Prosseguindo a análise, voltemos agora nosso olhar aos termos que se encontram em destaque. Constatamos que estes, além de representarem algumas locuções adjetivas, ainda conferiram realce e beleza à mensagem, fazendo com que a estética do discurso se tornasse ainda mais plausível. Ora, possivelmente, caso trocássemos tais termos por “da manhã”, “do sol”, “da cidade”, não obteríamos tal resultado.


O fato é que quando aprendemos as classes gramaticais, bem como os demais assuntos relacionados à gramática, muitas vezes não nos damos conta de sua real importância. Apenas, numa atitude um tanto quanto automática, usamo-las na estruturação de nosso pensamento e, consequentemente, na materialização de nossos discursos.


Assim sendo, torna-se interessante aguçarmos nossa percepção para este fato, não concebendo as locuções adjetivas como “apenas” duas palavras empregadas no valor de um só adjetivo. Sua utilidade, portanto, ultrapassa tal concepção, uma vez que confere um autêntico aprimoramento do texto, dada a possibilidade de variação vocabular, demonstrando, assim, um evidente enriquecimento lexical.


Recordemos, pois, alguns exemplos. Alguns de origem erudita, outros de uso mais cotidiano:


de abdômen – abdominal
de chumbo – plúmbeo
de nuca – occipital
de fogo – ígneo
de marfim – ebúrneo, ebóreo
de memória – mnemônico
de lobo – lupino
de cabelo – capilar
de Carlos magno – carolíngio
de cidade – citadino
de cinza – cinéreo
de garganta – gutural

  E assim por diante...

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Locuções adjetivas – um olhar criterioso "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/locucoes-adjetivas-um-olhar-criterioso.htm>. Acesso em 25 de abril de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA