Topo
pesquisar

Estadia ou estada?

Gramática

Estadia e estada, tendo em vista o dinamismo da língua, passaram a ser palavras cujo significado é idêntico.
PUBLICIDADE

Estadia e estada representam o dinamismo pelo qual a língua perpassa – uma vez que de acordo com o uso preconizado pelos falantes de um determinado vocábulo, este vai se incorporando até se tornar dicionarizado.

Assim, de forma tradicional, temos que “estadia” se refere ao tempo de permanência de um navio no porto sem o pagamento de nenhuma taxa para tal, ou simplesmente o tempo de permanência deste no referido local. Assim, dizemos perfeitamente que:

A estadia do Knock Nevis no porto de Santos foi de dois dias.

“Estada”, por sua vez, faz referência ao ato de estar, permanecer, em um dado lugar. Dessa forma, convenientemente podemos afirmar:

Durante minha estada em Florianópolis, pude conhecer as variadas atrações oferecidas pela cidade.

No entanto, dado o caráter dinâmico antes ressaltado, o vocábulo “estada”, até mesmo por questões relacionadas à eufonia (som agradável), passou a assumir as mesmas acepções semânticas atribuídas a “estadia”. Significando, portanto, a permanência de pessoas, animais, veículos, entre outros, num determinado local. Tal posicionamento é retratado por pelo menos dois dicionários brasileiros – Houaiss e Francisco Borba.

Mediante essa realidade, tanto faz utilizarmos uma forma ou outra, como bem nos apresentam os exemplos que seguem:

Foi de pouco tempo a estadia daquela cantora internacional em solo brasileiro.  

Sua estada neste recinto será de poucos dias.

A empresa custeará a estadia dos funcionários durante o curso de capacitação.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "Estadia ou estada?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/estadia-ou-estada.htm>. Acesso em 11 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Bruno R Santosterça-feira | 08/09/2015 16:17Hs
    Porém diante de uma petição cível usar estadia sem relacionar uma celebração dentro de um navio no porto ou até mesmo de um momento dentro do navio atracado é formalmente incorreto. Vale ressaltar que é chamado até atenção mediante a curte usar estadia ao relaciona o momento que um indivíduo está hospedado em um hotel.
  • Sérgioquarta-feira | 31/12/2014 10:45Hs
    Bom, com textos leves e compreensível. Parabéns.
  • Carlos Beckerquinta-feira | 17/07/2014 18:01Hs
    Gostei de seu arrazoado. Só que nos dicionários Michaelis , Dicionário Prático da Língua Portuguesa , , edição de 2.009 e Silveira Bueno, Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, ESTADA se usa para pessoas e ESTADIA para meios de transporte. A evolução da Língua serve para corromper e destruir a LÍNGUA e a NAÇÃO
  • FRANCISCO CARVALHO DE SOUSAterça-feira | 22/04/2014 13:36Hs
    Foi bastante esclarecedor a diferença das palavras, assim, tirando as dúvidas dos sinônimos bastante parecidos na forma gramatical.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA