Topo
pesquisar

Silabada

Gramática

PUBLICIDADE

Algumas vezes você já se sentiu acometido por alguns questionamentos no que tange à pronúncia de algumas palavras? Aquelas de natureza bem simples, como as aqui representadas: rúbrica? Ou seria rubríca? Rúim? Ou seria ruím?

Com certeza deve estar se perguntando: por que motivo tais vocábulos aparecem acentuados, se perante a modalidade padrão formal da linguagem tal ocorrência não se manifesta? O fato é que, mediante o propósito a que se deve o artigo em questão, fez-se necessário o referido procedimento, com vistas a proporcionar uma melhor compreensão do assunto abordado.

Assim sendo, de maneira indubitável, o padrão formal da linguagem, manifestado por meio da linguagem escrita, revela-se como sendo o ápice de nossos estudos, uma vez que determinados desvios porventura cometidos, muitas vezes imperceptíveis até, configuram como uma maneira de infringirmos algumas convenções predeterminadas. Para tanto, propusemo-nos a discorrer sobre a silabada – a qual se manifesta como um caso representativo.

A silabada, também conhecida como vício prosódico, é representada pelo desvio fonético no qual deslocamos de forma indevida o acento tônico de alguns vocábulos, como é o caso destes citados no início. Em razão disso, torna-se altamente sugestivo que ampliemos nosso conhecimento no que tange a este assunto. Para tanto, verifiquemos como se dá a forma inadequada e certifiquemo-nos acerca da forma correta:

Observação importante: Como mencionado anteriormente, em alguns casos, os acentos foram colocados a título de representação.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Silabada"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/discorrendo-acerca-um-recorrente-vicio-linguagem-silabada.htm>. Acesso em 23 de janeiro de 2018.

Teste seus conhecimentos
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA