Topo
pesquisar

A Pouco Tempo ou Há Pouco Tempo?

Gramática

A forma correta de dizer e escrever é “A pouco tempo” ou “Há pouco tempo”? Nesse caso, utilizamos o verbo haver conjugado na 3ª pessoa do singular para indicar tempo.
PUBLICIDADE

Você já ficou em dúvida quando foi escrever uma oração relativa ao tempo transcorrido e não sabia se colocava “a pouco tempo” ou “há pouco tempo”?

E dessa forma: A pouco tempo atrás...; você já viu?

É muito comum nos depararmos com esse tipo de escrita, mas a oração acima está errada por dois motivos: a presença do artigo “a” inicial e do advérbio “atrás”.

O verbo “haver” quando é impessoal, ou seja, não possui sujeito, pode ser utilizado em expressões que indicam tempo decorrido.

Logo, se desejo ter a ideia que as horas, os dias ou os anos se passaram, devo empregar o verbo “haver” na 3ª pessoa do singular: .

Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo.

A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.

Portanto, opte por dizer/escrever: há pouco tempo ou dois anos atrás. Nunca juntos (há dois anos atrás), pelos motivos já expostos.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "A Pouco Tempo ou Há Pouco Tempo?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/a-pouco-tempo-ou-ha-pouco-tempo.htm>. Acesso em 30 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA