Topo
pesquisar

Urano

Geografia

Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar e, assim como Saturno, possui anéis em sua estrutura.
PUBLICIDADE

Com diâmetro de 51.118 quilômetros, Urano é o terceiro maior planeta do sistema solar (menor apenas que Júpiter e Saturno) e o sétimo a partir do Sol. A distância média desse corpo celeste para a estrela principal do sistema solar (Sol) é de 2,873 bilhões de quilômetros, interferindo diretamente nas temperaturas registradas no planeta: a temperatura média em Urano é de -195 °C.

A atmosfera desse planeta é composta por hidrogênio, hélio e metano; o núcleo é formado por rochas de gelo; também possui uma camada pastosa de metano solidificado. Urano, assim como Saturno, possui anéis em sua estrutura, mas eles não são luminosos. Pesquisas apontam que esses anéis são formados por partículas de poeira e blocos de gelo.

A absorção da luz vermelha pelo metano faz com que Urano tenha uma coloração azul-esverdeada, característica única entre os planetas do sistema solar. Outra peculiaridade é a forma como ocorre o movimento de rotação – gira deitado, apresentando sempre um dos polos voltados para o Sol.

O deslocamento em torno de seu próprio eixo, ou seja, movimento de rotação, é realizado em 17 horas terrestres, portanto, um dia em Urano tem duração de 17 horas. O movimento de translação (em torno do Sol) é finalizado em um tempo equivalente a 165 anos terrestres, pois a órbita de Urano é muito extensa.

As principais informações a respeito desse corpo celeste foram proporcionadas com a passagem da sonda Voyager 2. Através das informações obtidas por essa sonda, os astrônomos aperfeiçoaram a caracterização de Urano, sendo possível identificar 27 satélites naturais (Luas) e 10 anéis nesse planeta.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner De Cerqueria E. "Urano"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/urano-2.htm>. Acesso em 25 de julho de 2016.

Esquema ilustrativo da ordem e disposição dos planetas do Sistema Solar
Geografia Sistema Solar
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA