Topo
pesquisar

Tipos de Chuva

Geografia

Os tipos de chuva, que são classificados conforme a sua origem, são: chuvas convectivas, frontais e orográficas.
PUBLICIDADE

A chuva é um dos vários tipos de precipitação do vapor d'água existente na atmosfera, sendo caracterizada pela queda da água em sua forma líquida. É possível, assim, caracterizá-la e classificá-la com base em diferentes critérios, como o índice de acidez ou a sua intensidade. No entanto, a seguir, destacaremos os principais tipos de chuva conforme a sua classificação mais comum, que se baseia em sua forma de ocorrência.

Desse modo, temos três tipos de chuva principais: as convectivas, as orográficas e as frontais.

Chuvas de convecção ou convectivas

As chuvas convectivas – também chamadas de chuvas de verão – são aquelas que se formam a partir da circulação do ar em uma determinada localidade, havendo um movimento ascendente do ar quente e descendente do ar frio, haja vista que esse último é mais denso. Assim, o ar quente, ao subir, leva consigo toda a umidade produzida na superfície, incluindo a evapotranspiração da vegetação, produzindo o ambiente propício para a formação das chuvas.

Esquema ilustrativo das chuvas convectivas
Esquema ilustrativo das chuvas convectivas

Chuvas frontais

As chuvas frontais – também chamadas de chuvas ciclônicas – são aquelas resultantes do encontro direto entre duas massas de ar, sendo uma fria e seca e outra quente e úmida. A massa de ar frio, por ser mais densa, faz a massa de ar quente e úmido subir para os pontos mais altos da troposfera, onde se inicia o processo de condensação e a consequente precipitação.

Esquema ilustrativo das chuvas frontais
Esquema ilustrativo das chuvas frontais

Chuvas orográficas

As chuvas orográficas são o principal exemplo de como as formas de relevo podem influenciar o clima e também os fenômenos meteorológicos, o que faz com que também sejam chamadas de chuvas de relevo. Elas ocorrem quando uma massa de ar úmido é “bloqueada” por uma forma íngreme de relevo, como uma montanha, uma serra ou escarpa. Assim, nessa área de encontro, ocorrem fortes chuvas orográficas, que retiram toda a umidade do ar e faz com que ele se apresente mais seco ao prosseguir.

Geralmente, as áreas que recebem esse ar seco formado passam por fortes secas. Em alguns pontos, formam-se, por esse motivo, grandes desertos, a exemplo de algumas áreas da China, que são desérticas justamente pela impossibilidade de chuvas, que se concentram nas áreas de relevo mais íngreme no sul da Ásia.

Esquema ilustrativo das chuvas orográficas
Esquema ilustrativo das chuvas orográficas


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Tipos de Chuva"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-chuva.htm>. Acesso em 22 de marco de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA