Topo
pesquisar

Socialismo Ideal e Socialismo Real

Geografia

O socialismo ideal e o socialismo real possuem conceitos diferentes: o ideal nunca foi colocado em prática, já o real existe até hoje em um reduzido número de países.
PUBLICIDADE

Socialismo real é o que existe até hoje em um reduzido número de países e que foi praticado ao longo do século XX. Já o socialismo ideal é aquele que não foi colocado em prática, que se limitou apenas à imaginação.

O socialismo ideal surgiu no momento em que a revolução industrial passava por um período de ascensão, e nesse mesmo momento a classe proletária enfrentava problemas, pois a carga horária e os baixos salários tornavam muito difíceis a vida dos trabalhadores, com isso alguns pensadores socialistas queriam implantar uma sociedade mais igualitária.

Karl Marx foi o mais famoso dos pensadores, para ele o capitalismo tem uma grande virtude, que é a capacidade de gerar riquezas. A partir daí imaginou uma sociedade onde as propriedades privadas iriam pertencer ao estado e que toda riqueza gerada seria dividida entre os trabalhadores. Não havendo mais divisão de classe, o estado seria dirigido pelo proletário, depois dessa etapa o socialismo se tornaria comunismo e o estado seria extinto, assim também como o governo, as polícias etc.

O socialismo, em sua essência, apresentava-se como algo favorável à classe dos trabalhadores, na prática o regime não obteve êxito, os países que aderiram a tal regime político não se estabeleceram no cenário mundial e, além disso, enfrentaram diversos problemas por conta do sistema.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Socialismo Ideal e Socialismo Real"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/socialismo-ideal-socialismo-real.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA