Topo
pesquisar

Sistema Atmosférico

Geografia

O sistema atmosférico é composto pelas massas de ar e pelas frentes.
PUBLICIDADE

Os sistemas atmosféricos são componentes da atmosfera. Eles proporcionam uma dinâmica que interage com todos os elementos que a compõe, além dos fatores climáticos, eles são responsáveis pela consolidação do tempo (Condição temporária do clima) e dos climas (Condição atmosférica perene ou que possui uma mesma composição climática ao longo de várias décadas e não se altera rapidamente), os componentes são: Massas de ar e as frentes.

Massas de Ar: São porções de atmosfera que tem sua origem em regiões mais homogêneas e que possuem um movimento constante, quando as massas se movem levam consigo as características climáticas da região de onde se originou, na medida em que vai avançando perde parte de suas características originais.

Frentes: correspondem ao confronto de duas massas de ar com características diferentes, quando isso ocorre as massas de ar interagem, é o que ocorre no encontro entre a massa de ar quente com a massa de ar frio; fato que pode provocar chuvas.

A circulação e o deslocamento das massas de ar são derivados das variadas pressões atmosféricas existentes no mundo, são elas: alta pressão (anticiclonais) e baixa pressão (ciclonais).

Tipos de chuvas

Orográficas: Chamada também de chuva de relevo, isso ocorre em razão das condições do relevo que serve de barreira para as massas de ar, então quando elas encontram gera precipitação.

Convecção: Ocorre em dias quentes com grande evaporação, essa se eleva verticalmente, ao atingir certa altitude se esfria gerando chuvas, esse tipo de precipitação é chamada de chuvas torrenciais, são rápidas e ocorrem com frequência na Amazônia.

Frontais: Esse tipo de chuva é oriundo do encontro das frentes, ou seja, o choque entre uma massa de ar quente com uma massa de fria.

A atmosfera é muito dinâmica, pois a todo o momento surgem massas de ar que se locomovem, interagem com outras e se acabam, o dinamismo da atmosfera é comprovado quando verificamos uma mudança brusca no tempo, quando amanhece chovendo, à tarde faz sol e à noite chuva e frio.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Sistema Atmosférico"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistemas-atmosferico.htm>. Acesso em 08 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA