Topo
pesquisar

Setores da economia

Geografia

Setor primário, setor secundário e o setor terciário são os três setores da economia.
PUBLICIDADE

Todo país possui uma população economicamente ativa (PEA) e uma população economicamente inativa (PEI). A PEA corresponde às pessoas que trabalham e possuem vínculo empregatício ou que estão procurando trabalho. Já a PEI refere-se às pessoas que se encontram inseridas no mercado informal, os desempregados a mais de um ano, aposentados, donas de casa e os jovens (crianças e adolescentes com idades impróprias para o trabalho).

Em relação à população economicamente ativa, existe uma divisão segundo os setores de atividades, ou seja, cada trabalhador atua em um determinado setor da economia. Desse modo, essa população está distribuída em três setores da atividade econômica, são eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.

O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e à produção de matéria-prima que será absorvida por outro setor da economia (secundário).


A agricultura faz parte do setor primário.

O setor secundário integra atividades voltadas para a indústria, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. A indústria, por exemplo, é responsável pela transformação dos recursos naturais e da matéria-prima (proveniente do setor primário) em bens de consumo e produtos industrializados que serão comercializados em outro setor da economia (terciário).

 


A geração de energia é uma atividade que integra o setor secundário.

O setor terciário representa as atividades ligadas à prestação de serviços e ao comércio. Dentre elas podemos citar: comércio (compra e venda de diversos tipos de mercadorias) e prestação de serviços (serviços públicos, empresas de prestação de serviços, distribuição de mercadorias, financeiras, profissionais liberais, como advogados, professores, engenheiros dentre outros). Esse setor de atividade é o que mais cresceu nos últimos anos, especialmente em países desenvolvidos, onde a população rural é cada vez mais reduzida, diante desse fato a população economicamente ativa se concentra no setor secundário e terciário.


O trabalho de mecânico faz parte do setor terciário por se tratar de prestação de serviços.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia Geral - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo De. "Setores da economia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/setores-atividade.htm>. Acesso em 08 de fevereiro de 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Herbert terça-feira | 12/08/2014 15:51Hs
    gostei, me ajudou
  • Cristianosexta-feira | 25/07/2014 19:38Hs
    Gostei tem umas informação importantes ..
  • daniel s.sexta-feira | 18/07/2014 11:18Hs
    muito bom bem informativo
  • Maria Eduardasábado | 24/05/2014 11:22Hs
    muito bom o texto ,Adorei
O Terceiro Setor vive de doações e objetiva realizar ações sociais
Geografia Terceiro Setor
A extração vegetal é uma das atividades pertencentes ao Setor Primário
Economia e Finanças Setor primário
O setor secundário trabalha na transformação de matérias-primas
Economia e Finanças Setor secundário
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA